21/01/2021 às 22h19min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h19min

Apartamentos e imóveis vazios nas férias são alvo de roubos e assaltos

Com a chegada do verão e das festividades da virada, muitas famílias viajam e deixam seus imóveis vazios. Moradores locais registram roubos a domicílios neste período de afastamento. A Gazeta de Pinheiros relembra dicas de como um condomínio pode se precaver melhor destas circunstâncias. Moradores locais relatam roubos no período de afastamento de seus lares. “Em Pinheiros tomem cuidado que “o mal está solto”! Na nossa ausência arrombaram o apartamento da minha filha. Reviraram tudo e roubaram muitas coisas de valores. Dois menores aparentemente. Devem estar a mando! Na semana passada entraram no meu prédio! Ao arrombarem, depararam com o proprietário que estava presente. Eram dois menores, sendo uma mocinha. Fugiram...!Isto tudo em menos de 10 dias.” W.J,O. De acordo com matéria do G1, a Polícia Civil prendeu adolescentes que seriam responsáveis por uma onda de roubos e furtos na região de Pinheiros. Entre os itens visados, estariam bolsas de grife, relógios de luxo, jóias, eletrônicos. A quadrilha atuava em apartamentos na região, fingindo serem moradores, entravam nos condomínios. Sobre o tema, a Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais entrevistou os especialistas no assunto, Décio Soares, diretor do Grupo Souza Lima, Ailton Riera, gerente comercial da Impacto Segurança e Serviço, Walter Uvo, especialista em tecnologia de segurança da Minha Portaria e Amilton Saraiva, da GS Terceirização. Gazeta de Pinheiros – Como um condomínio pode se prevenir de assaltos? Décio Soares – São três ações importantes que chamamos de solução integrada. Mão de obra especializada (os profissionais de portaria e vigilância devem seguir uma cartilha especifica e customizada e serem treinados especificamente nestes temas, já que a maioria das empresas fornecem um manual padrão que geralmente não funcionam); tecnologia customizada (CFTV, Controle de Acesso Inteligente) e monitoramento são ferramentas essenciais para aumento de prevenção e condôminos bem orientados (é evidente que a maioria dos acessos indevidos aos condomínios são realizados pelas falhas cometidas por condôminos desavisados ou indisciplinados. Por isso, orienta-los é obrigação do condomínio e eleva a prevenção). Walter Uvo – Investindo em segurança! A portaria remota tem sido o melhor caminho. Para cada condomínio é feito um estudo e análise dos pontos que devem receber mais atenção, que precisam ser mudados ou adaptados para fortalecer a segurança do local. A central de monitoramento está sempre “online”, pronta para atender qualquer tipo de ocorrência em 24h, assim como o morador, que através de um aplicativo de celular que poderá ver e controlar quem entra e quem sai da sua casa. A biometria também permite saber a hora e o momento do acesso ao condomínio, então temos um monitoramento completo. Esse modelo gera uma economia de 50% ao condomínio ou 22 vezes menos intervenção humana no processo de controle de acesso do condomínio, o que minimiza consideravelmente o risco de segurança por erros e falhas humanas, que é o principal fator para roubos e furtos. Amilton Saraiva – É recomendável que os condomínios contratem empresas terceirizadas que sejam confiáveis, pois elas oferecem um treinamento especializado de atendimento, discrição e segurança preventiva. A empresa, profissional e especializada, realiza contratações após verificar o histórico profissional e pessoal do porteiro e também ao investigar possíveis antecedentes criminais, sua conduta e por indicação. Quando contratados diretamente pelo condomínio, geralmente a contratação não dispõe de todos esses recursos, aumentando o risco de maus profissionais adentrarem em um ambiente onde a segurança deveria ser prezada e mantida. GP – Uma vez rendidos os funcionários, há algum sistema que possa acionar a polícia? AR – Sim, o monitoramento externo ou remoto permite que a empresa de segurança enxergue tudo que se passa no condomínio a distância, sendo que o operador em local distante e seguro pode tomar todas as providências e acionar as forças de segurança pública. Botões de pânico portáteis também podem ajudar, sendo que eles podem ficar de posse de funcionários do condomínio com capacidade para os utilizarem em caso de emergência, sendo que o zelador pode fazer um rodízio do controle entre os funcionários, dificultando a ação do criminoso que pode ter a informação de que existem os botões, mas não saberão com quem estará naquele dia. Circuito aberto de televisão e procedimentos implantados entre os moradores também podem possibilitar a identificação de uma situação anormal. WU – A portaria remota instala biometrias por diversas partes do condomínio onde o morador ou o funcionário podem acionar o botão do “pânico”, além do chaveiro da garagem e do próprio celular, que também possuem o mesmo mecanismo de alerta. Assim, a central tomará as devidas providências para resolver o problema ou chamar a polícia. AS – Toda segurança possui um sistema de alerta e que permite a outro funcionário que chame pela polícia. DS – Na verdade, o monitoramento externo é a melhor opção, pois o profissional externo que é avisado pelo botão de pânico terá conforto de interagir com a PM a distância e, principalmente, se tiver acesso as imagens do CFTV (Circuito Fechado de TV). GP – Em caso de um roubo à mão armada, como os moradores e funcionários devem proceder? DS – Em situações extremas como esta, a orientação é nunca revidar e deixar levar qualquer pertence que seja, procurar manter a calma e não transparecer que pretende tomar uma ação reativa. WU – É importante que de algum jeito, os moradores ou o funcionário, acionem o “pânico” ou através do dedo nas entradas biométricas, ou no chaveiro de entrada do veiculo. O sistema também tem integração com relógios inteligentes (smartwatch), que se conectam com o celular, onde o morador possa acionar o pânico através do celular. A partir daí nós fazemos o acompanhamento do processo. AR – Se o investimento, infraestrutura e processos do condomínio permitirem, esta hipótese não deve ocorrer, mas caso ocorra não há o que fazer, não existe reação depois de rendidos, tanto os funcionários e moradores deverão acreditar que os processos e planos de contingencia  irão funcionar daí para frente, e que estarão sendo acompanhados a distância e em breve o socorro ira chegar. AS – As regras de segurança estão sempre pautadas por algumas vertentes principais, sendo a primeira prevenção para que não aconteça e tentar evitar os riscos ao máximo. Quando acontece algum delito, com ou sem arma, a pessoa não deve reagir, ser o mais calma possível, não tentar nenhuma atitude isolada. A melhor coisa é deixar acontecer, manter os ladrões tranquilos e depois resolver junto a polícia. Nunca reagir! O mesmo vale para o funcionário, que não deve ser super herói e deve prezar pela segurança dos moradores. O que ele deve fazer é tomar atitudes preventivas.


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