09/10/2020 às 22h30min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h24min

Continuam as críticas à Ciclofaixa da Rebouças, que está em estágio avançado de obras

A avenida Rebouças continua recebendo sua polêmica ciclofaixa fixa, apesar das críticas de entidades e da comunidade. As obras, que iniciaram há cerca de dois meses, já estão entrando na fase de sinalização. A via faz parte do trecho cujo trânsito se apresenta mais lento de toda a capital no período da tarde, segundo pesquisa da própria Prefeitura. E vai piorar com o afunilamento de centenas de motos, ônibus, faixa de ônibus etc., que hoje disputam o minguado espaço. Ciclocidade critica segurança das novas ciclovias No Boletim da Ciclocidade, críticas pelo tratamento diferenciado em relação a diferentes pontos da cidade: “Estamos recebendo diversas reclamações sobre a qualidade das ciclofaixas que estão começando a ser entregues em São Paulo. Na avenida Aricanduva, por exemplo, não há a largura mínima necessária para garantir a segurança dos usuários, colocando em extremo risco os ciclistas que passam pelo local. Em uma via tão larga para os carros, é um crime esse tipo de coisa acontecer. Sem contar que é nítida a diferença do dimensionamento, comparando com as ciclofaixas da zona oeste, como a da av. Rebouças. Por que a zona leste é diferente? É preciso urgentemente rever esses projetos e incluir também o nivelamento da sarjeta. Senão uma importante infraestrutura, feita para salvar vidas, irá na verdade colocar as pessoas em situação de mais vulnerabilidade e insegurança! Seguimos cobrando a Prefeitura pelas condições adequadas das novas ciclofaixas e na realização das manutenções”. Leitores reclamam da nova ciclovia da avenida Rebouças “Ainda não entendi o motivo de uma ciclovia na av. Rebouças.” – H.P. “Uma avenida estreita recebe uma ciclovia mais estreita ainda, colocando em risco ciclistas, motoqueiros e motoristas!” – A.M. “Já não é a avenida que tem o trânsito mais lento da capital? E ainda vai receber um afunilamento?” – A.Z. “Os estudos deveriam ser feitos mostrando o numero de ciclistas X motoristas. Pesquisas mostram que esta avenida não foi feita para bikes...” – M.S. “Apesar de anunciadas reuniões, a Prefeitura insiste em fazer o inevitável: instalar ciclovias a qualquer custo, inclusive colocando em risco a vida dos ciclistas, que a cada dia estão morrendo com mais frequência.” – W.L. Obras em fase de sinalização A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informa que a ciclofaixa em implantação na avenida Rebouças entrou na etapa de sinalização e recebe agora a pintura da linha de bordo, nos seus 3,4 quilômetros de extensão. Nesta fase, motoristas e ciclistas que circulam pela avenida devem redobrar a atenção, já que a linha de bordo é a primeira marcação que segrega o espaço para circulação das bicicletas. Os serviços de implantação da sinalização continuam, agora com pintura na aproximação dos cruzamentos, a aplicação dos tachões a cada metro e a implantação da sinalização vertical. A via está com faixas informativas avisando motoristas sobre as obras na ciclofaixa. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitora o trânsito na via. Lentidão vai aumentar Os dados mais recentes apresentados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostram que a rota formada por av. Eusébio Matoso, av. Rebouças e rua da Consolação apresentou as menores velocidades no período da tarde em 2017, com média de 8,2 km/h. Segundo a Prefeitura, o Plano Cicloviário, de acordo com a Companhia, foi construído por meio 10 audiências públicas, seguindo o previsto na Lei 16.885/2018, que cria o Sistema Cicloviário do Município de São Paulo, e 10 oficinas participativas organizadas pela CET e pela Câmara Temática de Bicicleta (CTB). A ciclofaixa fica à direita da avenida Rebouças, nos dois sentidos da via, junto à calçada. A implantação da ciclofaixa pretende proporcionar mais segurança aos cerca de 700 ciclistas, em média, que já circulavam pela via todos os dias – de acordo com a pesquisa de Monitoração de Mobilidade realizada pela CET. A ciclofaixa da Rebouças fará conexão com duas importantes ciclovias da cidade, que possuem os maiores volumes: ciclovia av. Paulista e av. Faria Lima, com volumes diários de 4300 bicicletas em cada uma das vias. A ciclofaixa da Rebouças também faz conexão com as ciclovias da avenida Paulista, Henrique Schaumann/ Brasil e a ciclofaixa da rua da Consolação. A previsão é que a ciclovia esteja concluída até o fim de outubro.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.