27/07/2020 às 15h38min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h27min

População reclama de demora e dos serviços dos Correios

Com o isolamento social, a população precisou recorrer cada vez mais às entregas e encomendas. Porém, as medidas necessárias para salvaguardar a população também afetaram os serviços dos Correios. A empresa precisou colocar os funcionários do grupo de risco em ‘home office’, enquanto o número de compras na internet aumentou.   Leitores: muitos foram os relatos sobre problemas na entrega “Não estou recebendo nenhuma correspondência!” – M. F. M.   “Aqui, tudo normal!” – J. M. P.   “Também não estou recebendo, tenho que tirar segunda via de tudo.” – O. M. L.   “O que é carteiro?” – M. F. M.   “Aqui muitas contas não chegam mais!” – V. G.   “Faz tempo que não passa carteiro.” – I. S.   “Aqui também não. Tive que pegar as contas que chegam pelo correio na internet.” – L. S.   “Aqui ficou mais de um mês sem o serviço.” – M. E.   “A entrega de correspondências, via correio, está regular nas casas de vocês? Aqui em casa, há semanas, o carteiro não passa.” – J. L.   “Nossa agência ficou fechada por 10 dias! Agora está normal e começando a chegar a correspondência!” – M. I.   “Acho que o carteiro mudou de profissão.” – M. M.   Pandemia cria problema Desde o início do isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, a ECT - Correios tiveram um aumento significativo no volume de postagens e entregas de encomendas, especialmente em razão do crescimento das compras e vendas pelo e-commerce. Além disso, para preservar a saúde de seus empregados, a empresa está atuando com força de trabalho reduzida devido à iniciativa de redirecionar aqueles classificados como grupo de risco para o trabalho remoto. Tais fatores, consequentemente, ocasionam impactos pontuais no serviço de distribuição.   Proteção Os Correios ressaltam, em nota oficial, que permanecem firmes na estratégia de proteger seus servidores públicos e continuar atendendo a população. “Medidas cada vez mais exigentes de sanitização também vêm sendo implementadas, tornando nossa operação mais segura. Ainda assim, nossas agências seguem atendendo e nossas entregas ainda contam com eficácia superior a 90%. Especificamente neste período de pandemia, a empresa está reforçando o controle do fluxo de atendimento e organizando os clientes de modo a manter a distância recomendada nos centros operacionais que providenciam a retirada de encomendas”, afirmam.   Respostas Para as situações específicas listadas pelos leitores, os Correios afirmam que “é necessário obtermos informações mais específicas, como endereço completo e número do objeto”. Em resposta, os Correios ainda salientam que os problemas são globais: “os problemas que temos são comuns aos correios do mundo todo: a União Postal Universal (UPU) relata que 124 países enfrentam problemas com entregas, suspensão na prestação de serviços, interrupção na aceitação de alguns serviços, redução na capacidade da força de trabalho, em decorrência da pandemia”.   Contatos “Os Correios lamentam eventuais transtornos à população, neste momento de adversidade e adaptação de todos os setores da sociedade. A empresa reitera que está trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades, essenciais para atender a população nesse momento em que mais precisa, e segue à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br”, finaliza a nota


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