09/04/2020 às 22h18min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h33min

Avenida Rebouças tem o pior trânsito da capital e deve receber uma ciclovia ainda este ano

Segundo informações da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego, a Avenida Rebouças deverá contar com uma ciclovia ainda este ano. Já tendo o recorde de pior trânsito da capital, com o corredor de ônibus e centenas de motociclistas que “disputam” as duas vias restantes, a Prefeitura pretende atender dezenas de ciclistas, colocando-os em perigo e alocando os veículos mais aglomerados do que já estão.  O novo Plano Cicloviário da cidade deverá ter 173 km de novas conexões e 310 km de reformas e melhorias em estruturas já existentes.   Entidades e moradores da região informam que atitudes impensadas, como a derrubada do ‘Minhocão”, insucesso no fechamento radical da rua dos Pinheiros e implantação de ciclovias em avenidas estreitas de grande fluxo de trânsito, mostram que a Prefeitura, através da Secretaria de Mobilidade e Transportes e CET, fazem estudos macros e não pensam nos problemas locais dos bairros. Não consultam a comunidade e alardeiam noticiando “audiências públicas” com participação duvidosa dos verdadeiros moradores bairristas. E mais: com futuras ciclovias estreitas demais, junto com corredores de ônibus, o perigo dos ciclistas é iminente, com risco de perder a vida ou sofrer acidentes violentos.   Reformas atrasadas   A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego, esclarece que estão sendo realizadas obras de melhorias em aproximadamente 140 km de estruturas cicloviárias. Embora ainda não tenham se iniciados os trabalhos na Avenida Rebouças, a previsão é que as obras estejam concluídas até o final de 2020 para todo o Plano, apesar do protesto da comunidade que rechaça a implantação nesta via. Destes, aproximadamente 72,4 Km já foram entregues à população.   A requalificação engloba substituição do asfalto antigo por uma nova camada de piso, reforma de guias e sarjetas e nova sinalização, com tachões aplicados a cada metro e tinta vermelha nas aproximações dos cruzamentos, para aumentar a atenção e segurança dos ciclistas. Outros 13,5 km de novas ciclofaixas e ciclovias estão em obras, mas com grande atraso em seu andamento.   Sistema Cicloviário   Segundo o Executivo, para a construção do Plano, foram realizadas 10 audiências públicas, seguindo o previsto na Lei 16.885/2018, que cria o Sistema Cicloviário do Município de São Paulo, e 10 oficinas participativas organizadas pela CET e pela Câmara Temática de Bicicleta (CTB). “Vale ressaltar que, para garantir a segurança dos ciclistas, está sendo feito a linha de bordo de forma prioritária para segregar a via e orientar os motoristas sobre a existência da ciclofaixa. A malha cicloviária da cidade se tornará mais segura, de melhor qualidade e focada em mobilidade, além de ter menor custo com sinalização” informam em nota.   Butantã reclama   Também a comunidade do Butantã renega a Ciclovia da avenida Corifeu de Azevedo Marques, feita do lado esquerdo da via junto ao canteiro central, já que no lado direito prevalece o corredor de ônibus, que foi concebida na administração Haddad, sem nenhum estudo, muito estreita e que provoca acidentes fatais, tanto em ciclistas como em pedestres que transitam em direção à Osasco ou em sentido contrário. Um péssimo exemplo para a futura ciclovia da Rebouças.   Ciclofaixas unidirecionais   A opção para a Rebouças são as ciclofaixas unidirecionais, construídas nas extremidades da via, mostram o perigo para todos os usuários. A CET afirma que a avenida possui largura variável, de 10 a 14,55 metros, além de 3 a 4 faixas por sentido, aumentando para cinco faixas na aproximação com a av. Paulista. Mas as justificativas da Prefeitura não são suficientes para justificar esta implantação na Rebouças, com péssimo trânsito que é “disputado” por muitos ônibus, centenas de veículos e milhares de motos a cada minuto, em um espaço sofrível, que ficará pior ainda. E temos ainda os ambulantes que fazem suas “vendas” entre as faixas, que não estão nos estudos da Prefeitura.   Pesquisa: 500 ciclistas X milhares de veículos, motos e ônibus   A CET informa que realizou contagens de ciclistas e identificou a necessidade de implantação desta estrutura cicloviária pelo número de usuários que querem fazer o percurso entre as regiões da Paulista e Brig. Faria Lima (aproximadamente 500 ciclistas/dia). Ela informa ainda que realiza contagens volumétricas de veículos no eixo Rebouças/Eusébio Matoso disponíveis no Relatório Anual de Desempenho do Sistema Viário – MSVP, disponível para consulta no site da CET (www.cetsp.com.br).   Modal de transporte   A Prefeitura informa ainda que o Plano Cicloviário da cidade de São Paulo tem como objetivo expandir e requalificar a malha cicloviária, proporcionando segurança para ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres. “O Plano foi idealizado para tornar a bicicleta, definitivamente, como um modal de transporte para pequenas distâncias (até 3,5 km) e para as distâncias iniciais e finais das viagens realizadas na cidade”.   O investimento no Plano Cicloviário será de R$ 325 milhões e será acompanhado de um projeto de recapeamento orçado em R$ 250 milhões. No total, a cidade passará dos atuais 503 km para 676 km de vias para ciclistas em 2020, sendo que 73% dessas estruturas estarão interligadas ao transporte coletivo. O projeto também prevê 12 km de remanejamentos, considerando as particularidades do viário, a segurança dos usuários e a fluidez no trânsito. Nenhum quilômetro será retirado.   Conexões   A definição das novas conexões foi feita após uma análise técnica com o objetivo de ligar diferentes modais, permitindo que o início e o fim de um deslocamento sejam realizados por bicicleta. Também foram preservadas a capacidade de fluxo da via e a quantidade de pistas ocupadas por automóveis. As novas conexões vão permitir que a população passe a acessar de forma mais fácil terminais de ônibus, trens, metrô, bibliotecas, escolas, parques e postos de saúde.


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