17/07/2024 às 16h40min - Atualizada em 21/07/2024 às 00h00min

‘Cocinando y Conservando’, um livro de receitas amazônicas para preservar a biodiversidade, amplificado pelo poder do aprendizado online

AGENCIA MARCO
Divulgação Udemy

A inspiradora jornada do chef e conservacionista peruano amazônico Roy Riquelme demonstra o grande potencial da educação e aprendizado online para superar barreiras geográficas. É assim que o chef deu vida a ‘Cocinando y Conservando’, um livro de receitas amazônicas para preservar a biodiversidade.

 

O livro de receitas faz parte do projeto de mesmo nome, combinando as duas paixões de Roy Riquelme: cozinhar e preservar a riqueza da floresta amazônica peruana. Trata-se de um projeto relevante criado na região de Madre de Dios, onde vive o chef e que sempre foi conhecida como a capital da biodiversidade do Peru. No entanto, nos últimos anos, o local tem sofrido com os impactos ambientais da mineração ilegal, plantações de monocultura e construção de estradas.

 

“Ao aumentar a conscientização, o projeto Cocinando y Conservando e seu livro de receitas ajudam mais pessoas a conhecerem as iguarias disponíveis nas regiões amazônicas. É muito gratificante notar que o público utiliza a publicação para aprender mais sobre a importância de preservar sementes e outros elementos da natureza, assim como para replicar essa prática em outros territórios”, diz Roy Riquelme.

 

Promover as duas paixões de Roy Riquelme ao redor do mundo é possível graças à revolução trazida pela educação e aprendizado online. Empresas como a Udemy, marketplace líder em habilidades e plataforma de aprendizado online, têm o poder de alcançar e transformar a vida até mesmo daqueles que vivem em regiões remotas. A modalidade de ensino foi fundamental para que o chef peruano promovesse a conexão entre sua culinária e a preservação da biodiversidade da Amazônia. Por meio da Udemy, ele conseguiu promover o livro graças ao conhecimento adquirido nos cursos de marketing digital, liderados pelo instrutor Diego Dávila. Dessa forma, o conservacionista tornou-se capaz de transmitir sua missão de conservar e preservar as tradições culinárias amazônicas de forma mais eficaz.

 

“Estamos honrados em contribuir para a disseminação desse trabalho nobre e com propósito. Ao ajudar a amplificar o impacto de um projeto dedicado a preservar receitas tradicionais da Amazônia, a parceria com o chef peruano Roy Riquelme reforça nosso compromisso e é um exemplo real da nossa missão de transformar vidas através do aprendizado”, disse Raphael Spinelli, Diretor Regional da Udemy para a América Latina.

 

Delícias amazônicas, da selva à mesa

 

O livro ‘Cocinando y Conservando’ é composto por vinte receitas que Roy Riquelme levou cerca de um ano para compilar, com base em visitas a diferentes comunidades locais na região de Madre de Dios. Todas as receitas contribuem para sua principal missão: criar e preservar registros da culinária amazônica para a posteridade, refletindo a ampla diversidade dos produtos indígenas da região e valorizando sua essência original.

 

As receitas listadas no livro são únicas e autorais, principalmente porque utilizam alimentos amazônicos, atualmente muito valorizados em restaurantes localizados em diferentes partes do mundo. Elas são feitas com produtos locais da região peruana, com frutas como cocona, castanhas, pão de árvore e pijuayo.

 

“Buscamos criar um futuro mais comprometido com a boa alimentação e o desenvolvimento sustentável para o benefício das pessoas da Amazônia e das comunidades relacionadas. Nossos objetivos são alcançados ao educar os moradores e visitantes sobre os recursos naturais que a floresta amazônica tem a oferecer em escala regional e global, ” disse Roy Riquelme.

 

Abaixo estão algumas das receitas exclusivas de ‘Cocinando y Conservando’:

 

Molho de castanha com cacau

A castanha-do-pará é consumida crua ou torrada. Também é rica em proteínas e aminoácidos e, por isso, possui ótimas propriedades nutricionais.

 

Preparação

1. Torre e limpe bem as castanhas.

2. Coloque o queijo, a pasta de chocolate, o aji charapita e o sacha culantro no liquidificador.

3. Bata com leite e água até obter um creme homogêneo.

4. Sirva com mandioca frita ou como acompanhamento para outros pratos.

 

Ingredientes

200 gr. castanhas assadas

150 gr. queijo fresco

15 gr. pasta de cacau

2 xícaras de leite fresco ou água fervida

5 gr. aji charapita

2 raminhos de sacha culantro

sal a gosto

 

Peixe empanado com banana

Numa alimentação equilibrada, o peixe deve ser consumido regularmente, pelo menos três vezes por semana, pois é um dos alimentos de origem animal mais nutritivos.

 

Preparação (6 porções)

1. Limpe bem a carne do peixe, corte em partes iguais e tempere com sal e pimenta.

2. Descasque as bananas verdes, corte em fatias finas e frite em óleo quente. Amasse tudo com um rolo até obter uma farinha.

3. Frite o peixe, depois mergulhe no ovo batido e frite com a banana amassada.

4. Frite novamente em óleo quente até ficar crocante.

5. Sirva quente com purê de uncucha.

 

Ingredientes

200 gr. castanhas assadas

150 gr. queijo fresco

15 gr. pasta de cacau

2 xícaras de leite fresco ou

água fervida

5 gr. aji charapita

2 raminhos de sacha culantro

sal a gosto

 

Ceviche Dale Dale

O tubérculo muito consumido na Amazônia, com as características descritas, é conhecido como "yuca" ou mandioca.

 

Preparação

1. Lave bem o dale dale, corte ao meio e depois em fatias finas.

2. Em uma tigela, coloque o dale dale picado, pimenta doce, cebola, sacha culantro, pimenta olho-de-peixe, alho, kion (gengibre amazônico), suco de limões frescos espremidos, sal e pimenta a gosto.

3. Por fim, misture tudo e sirva.

 

Ingredientes

1/2kg. dale dale

8 limões

8 unidades de pimentão doce picado

1 cebola cortada em cubos

6 folhas de sacha culantro picadas

4 unidades de pimenta olho de peixe picada ou moída

1 dente de alho picado em cubos pequenos

1/2 colher de chá de kion ralado

Sal e pimenta a gosto

 

Baixar materiais:

●  Vídeo sobre a história de Roy Riquelme

 

Para adquirir o livro de receitas completo, entre em contato com a organização Cocinando y Conservando por meio deste link.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA FERREIRA DOS SANTOS TSACHTIRIS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.