22/11/2019 às 16h56min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h39min

Marginal Pinheiros terá interdição para obras da Estação Morumbi do Metrô

A transposição da pista local para a pista expressa da Marginal Pinheiros (Avenida das Nações Unidas), no sentido Castelo Branco, Zona Sul, será interditada a partir das 14h de domingo (10) para obras da Estação Morumbi - Linha 17 Ouro - Monotrilho do Metrô. A previsão é que o bloqueio seja mantido até 1º de dezembro. Como alternativas, a CET aponta que os motoristas poderão utilizar a próxima transposição da pista local para a expressa, localizada 160 metros após a Rua Flórida. A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando manter as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas. Obras As obras de construção das estações da Linha 17-Ouro continuam em pleno andamento. Um dos últimos marcos divulgados foi a instalação da passarela na estação Chucri Zaidan, uma das maiores, com 57 metros de extensão e 270 toneladas, é a sexta de um total de dez que serão colocadas ao longo da Linha. O Metrô já realizou o lançamento de duas passarelas da estação Brooklin Paulista, duas da estação Vereador José Diniz e uma da estação Campo Belo. A Linha 17-Ouro teve grandes avanços nesse 1º semestre. Em maio, foi publicado o edital para contratar a empresa que vai realizar as obras civis remanescentes. A empresa que vencer o certame ficará responsável pela fabricação e lançamento das vigas que compõem a via do monotrilho, bem como a execução do acabamento das estações Congonhas, Brooklin Paulista, Jardim Aeroporto, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e também do Pátio Água Espraiada. Os demais serviços para a implantação da Linha 17-Ouro ocorrem normalmente com a construção das oito estações do trecho prioritário e do pátio de manutenção Água Espraiada. Quando pronta, a linha terá 7,7 km ligando o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da CPTM. Atrasos Em 2016, o cronograma de entrega do monotrilho foi alterado após o abandono das obras pelas empreiteiras responsáveis por construir três estações e o pátio de trens, obrigando a contratação de novas empresas para continuar os trabalhos. Em abril de 2019, o Metrô iniciou um processo de rescisão do contrato com o Consórcio Monotrilho Integração (formado pelas empresas CR Almeida, Andrade Gutierrez e Scomi) em função dos constantes atrasos e redução do ritmo das obras civis da via, implantação do sistema de sinalização e fornecimento de trens. A Companhia adotará todas as medidas legais para retomar os trabalhos e garantir que a linha seja concluída o mais breve possível e disponibilizada ao público. Quando prontas, as oito estações - Jardim Aeroporto, Aeroporto de Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi – deverão receber 184 mil pessoas diariamente. O orçamento previsto para esse trecho é de R$ 3,7 bi.


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