CEA Previdência primeiro Centro de Educação Ambiental completa 40 anos

Por
2 Min

Em junho de 1986, durante a gestão do prefeito Jânio Quadros, foi criado no Parque Previdência o primeiro Centro de Educação Ambiental (CEA Previdência) da cidade de São Paulo. Instalado nas estruturas da antiga estação de tratamento de água da região, o espaço nasceu com a missão de aproximar a população das questões ambientais e promover a preservação da natureza por meio da educação ambiental.  Quatro décadas depois, o CEA Previdência segue vivo e em constante transformação. 
Atualmente, está integrado à Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), órgão responsável pela coordenação da Política Municipal de Educação Ambiental. Hoje, como UMAPAZ Previdência, mantém sua cultura de formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade, a conservação da biodiversidade e a construção de uma sociedade mais consciente, participativa e comprometida com o cuidado do meio ambiente.
Mais do que um equipamento público, o CEA Previdência consolidou-se como um espaço de memória, aprendizagem e esperança. Um lugar onde a natureza resiste, educa e inspira, lembrando diariamente que preservar o meio ambiente é também preservar a história, a qualidade de vida e o futuro das próximas gerações. Ao longo desses 40 anos, milhares de estudantes, professores, pesquisadores e visitantes participaram de atividades educativas, cursos, oficinas, trilhas e vivências que estimularam novas formas de compreender a relação entre ser humano e natureza.

Como primeiro Centro de Educação Ambiental do município, o CEA Previdência desempenhou papel fundamental na consolidação da Educação Ambiental como política pública em São Paulo. Ao longo de sua trajetória, acompanhou as transformações da cidade e da própria sociedade, adaptando continuamente suas atividades, oficinas e ações educativas aos desafios socioambientais de cada época. Esse processo de renovação é fortalecido pela participação ativa da comunidade, cujas demandas, saberes e experiências contribuem para manter o espaço vivo, dinâmico e em constante construção.
Celebrar seus 40 anos é reconhecer uma trajetória pioneira que ajudou a fortalecer a Educação Ambiental na cidade de São Paulo e que segue inspirando novas gerações a cuidar do meio ambiente e da vida em todas as suas formas.


Notícias Relacionadas »