17/04/2024 às 11h25min - Atualizada em 21/04/2024 às 00h00min

Elanco apresenta novo Programa Integrado de Controle de Carrapatos com orientações para prevenir e combater infestações no rebanho bovino

Empresa propõe uma estratégia combinada e multifocal para controlar os parasitos. Material pode ser baixado gratuitamente por meio do link: https://agropecuaria.elanco.com/br/acoes-elanco/picc

Luciana Santos Tardioli
https://www.elanco.com/pt-br
Divulgação - Elanco
São Paulo, abril de 2024 -  A Elanco Saúde Animal lança o “Programa Integrado de Controle de Carrapatos”, um conjunto de diretrizes que consolidam a experiência da consultoria Elanco no campo, sobre como monitorar continuamente condições que podem favorecer a infestação de carrapatos no rebanho e sobre as interrelações entre o carrapato bovino (Rhipicephalus microplus), outros parasitos e o ambiente da fazenda. “Investir no controle de carrapatos é investir na sanidade do animal e na qualidade da produção. Monitorar a incidência exige uma estratégia em etapas, ao longo do ano todo, já que o ciclo de evolução do carrapato bovino acontece em fases diferentes, e o produtor tende a perceber o problema apenas quando o parasito já está no animal”, explica o médico-veterinário Octaviano Pereira Neto, gerente técnico da Elanco Saúde Animal, com mais de 18 anos de atuação em fazendas de diferentes portes no país. As informações e diretrizes do novo programa da Elanco podem ser baixadas gratuitamente por meio do link: https://agropecuaria.elanco.com/br/acoes-elanco/picc

A presença do carrapato no rebanho representa somente 5% do cenário de infestação. Quando isso acontece, a maioria dos carrapatos, 95%, está na fase de vida livre, ou seja, no ambiente, nas pastagens, imperceptíveis ao produtor, só aguardando a oportunidade de infestar um hospedeiro alvo. “O ciclo reprodutivo do carrapato tem um ritmo de crescimento exponencial. Para se ter uma ideia, cada carrapato-fêmea é capaz de produzir 3 mil ovos. Ou seja, cada mil indivíduos que caem no solo, encerrando seu ciclo evolutivo, geram 3 milhões de novos parasitos. Basta que a fazenda tenha 50 animais com 20 carrapatos cada para que a gente chegue a um cenário de infestação real e importante”, ilustra Octaviano.

É realmente uma escalada rápida, mas ele lembra que o carrapato bovino é uma espécie única, o que permite estabelecer um trabalho focado nas fases do seu ciclo evolutivo, bem demarcadas. O Programa Integrado de Controle de Carrapatos da Elanco faz isso. Contempla estratégias tanto para a infestação ambiental, a fase de vida livre do carrapato, quanto para a parasitária, quando ele está no animal; medidas auxiliares no controle, além de métodos de tratamento. “Nosso programa ensina o produtor e a equipe técnica da fazenda a compreenderem melhor o desafio que têm pela frente, lista as perguntas que devem fazer parte da anamnese, para a identificação do protocolo de conduta mais adequado; a melhor época do ano para iniciar medidas de controle e prevenção por região do país, ações complementares e os sinais clínicos de uma das principais complicações do parasitismo por carrapatos nas fazendas, que é a Tristeza Parasitária Bovina (TPB)”, diz Octaviano. 

A TBP está diretamente associada ao controle de carrapatos, por isso, paralelamente ao trabalho de avaliação de impacto da incidência do parasito no rebanho bovino, é comum notar também perdas relacionadas à enfermidade. “Os prejuízos se mesclam, afetando bastante o bem-estar e a produtividade do animal”, explica o médico-veterinário.

Por isso, o Programa Integrado de Controle de Carrapatos da Elanco aponta ao produtor o uso combinado e mais eficaz de soluções de combate ao carrapato bovino, para garantir a sanidade e produtividade do animal e também para reduzir a resistência parasitária na população dos parasitos. “Essa resistência acontece por conta de protocolos que privilegiam o uso contínuo de um mesmo princípio ativo. O que propomos é diferente, é uma estratégia combinada e multifocal que mescla a administração do carrapaticida Acatak TM Pour On, que livra o rebanho de corte da infestação e espoliação do parasito, inclusive os mais resistentes, com o Ezatect TM, o único do mercado que alia o efeito de três moléculas que controlam, além do carrapato bovino, vermes redondos e larvas de mosca no gado de corte e leite”, diz Octaviano.

A fórmula do Ezatect TM é exclusiva e reúne as moléculas ivermectina, doramectina e abamectina – cada qual com foco específico em um parasito –, a partir de uma tecnologia de solubilização pioneira que permite ação eficaz, duradoura e com excreção residual rápida (período de descarte), o que vai ao encontro do que o produtor necessita quando o assunto é controle parasitário e produtividade. 
O programa da Elanco também explica ao produtor as melhores e mais seguras formas de administrar as soluções.

Para saber mais sobre as soluções que a Elanco oferece ao produtor rural, visite também o site agropecuaria.elanco.com.br e acompanhe a empresa no Instagram (@elancoagro) e no Linkedin (@elancobrasil).

Sobre a Elanco 
A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy PurposeTM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta. 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 
Elabore Estratégia
Gisele Berto – [email protected] (11) 97016-4446
Luciana Tardioli [email protected] - (11) 97350-6928 
Vanessa Costa [email protected] - (11) 98584-1072
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.