29/03/2024 às 00h57min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h57min

Continua a implantação da Faixa Azul na cidade e não será possível na Av. Rebouças

A Prefeitura foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a ampliar o projeto-piloto da Faixa Azul na cidade e já solicitou o estudo para novas vias. Av. Rebouças estava sendo anunciada, mas até o momento, não está contemplada nem tem condições materiais, pelo seu espaço exíguo de abrigar mais uma intervenção em sua via, que já tem faixa exclusiva de ônibus, ciclofaixa e duas de veículos. Como tem um dos piores trânsitos da capital, qualquer nova modificação vai trazer o caos em toda a sua extensão, segundo especialistas de trânsito e engenheiros do setor.

Projeto-piloto 
A primeira autorização concedida pela Senatran englobou duas frentes de ampliação do projeto-piloto. A primeira trata da prorrogação do prazo para ampliação da Faixa Azul do Corredor Norte-Sul no sentido Aeroporto. Atualmente, a Faixa Azul do Corredor está entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, na Av. 23 de Maio, totalizando 5,5 km de extensão. 
A segunda frente de ampliação da Faixa Azul está sendo implantado o projeto-piloto em outros oito eixos viários da cidade, totalizando 64 km. São eles: Av. Nações Unidas (7 km de Faixa Azul somando os dois sentidos); Avenidas Sumaré e João Paulo VI (6,8 km); Av. Brig. Faria Lima (9,2 km); Av. Zaki Narchi (3,6 km); Av. Luiz Dumont Villares (5 km); Av. Miguel Yunes (4 km); Av. do Estado (8,2 km); e Avenidas Jacu Pêssego, Nova Trabalhadores e Vice Presidente José de Alencar G. da Silva (20,2 km). 

Vias em estudo
A CET deve iniciar a implantação de mais 120 km de Faixa Azul, distribuídos em mais 28 vias. Serão elas: a Estrada de Itapecerica; Av. Sen. Teotônio Vilela; Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Melo; Av. Washington Luis; Av. Eng. Armando de Arruda Pereira; Av. Inajar de Souza; Av. do Cursino; Av. Jorn. Roberto Marinho; Av. Escola Politécnica; Rua Vergueiro; Eixo Norte/Sul (sentido Santana); Av. Santos Dumont (trecho da zona norte); Av. Braz Leme; Rua Santa Eulália; Elevado Pres. João Goulart; Av. Dr. Gastão Vidigal; Av. Aricanduva; Túnel Ayrton Senna I; Av. Dr. Ricardo Jafet; Av. Prof. Abraão de Morais; Complexo Viário Maria Maluf; Av. Pres. Tancredo Neves; Av. Salim Farah Maluf; Viaduto Aliomar Baleeiro; Av. Gov. Carvalho Pinto/Av. Dom Helder Câmara/Av. Calim Eid; Av. Eliseu de Almeida; Av. Pirajussara; Rua Sapetuba. Dessa forma, fica encaminhado o cumprimento da meta de implantação de uma rede de 200 km de Faixa Azul na Capital. O pedido de autorização foi feito em setembro do ano passado.

Bons resultados 
Dados de monitoramento dos dois projetos-pilotos implantados (23 de Maio e corredor Bandeirantes - Afonso D’Escragnolle Taunay) mostram que não foram registrados óbitos de motociclistas em ambas as vias, desde que receberam a nova sinalização. O número de acidentes graves e com vítimas também diminuiu. O índice de utilização da Faixa Azul pelos motociclistas é alto, de aproximadamente 80% na Av. 23 de Maio e de 90% no eixo da Av. dos Bandeirantes.  
Os resultados, segundo o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão, já estão inspirando outras cidades a seguir o modelo. O presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo e Região (SindimotoSP), Gilberto Almeida dos Santos, ressaltou que a Faixa Azul traz equilíbrio e segurança em relação ao confronto entre carro e motociclista mais tranquilidade para todos e é um ponto de equilíbrio para ambos no trânsito. 

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