16/01/2024 às 15h28min - Atualizada em 17/01/2024 às 00h00min

O ponto da virada: de office boy e garçom a empreendedor multiglobal

Daniel Vicari construiu um império gastronômico no Mato Grosso do Sul e se prepara para abrir ainda esse mês sua primeira pizzaria na Flórida

ANA PAOLA CARLINI
Arquivo pessoal

Daniel Vicari entende à plenitude o significado de fundo do poço. Ele faliu duas vezes; por ser extremamente arrojado colocou todos os negócios da família em risco e, juntamente com os seus pais, foi despejado por duas vezes dos restaurantes aos quais administrava e perdeu a conta das oportunidades acadêmicas que teve que abrir mão porque não podia se dar ao luxo de estudar. A sua carga horária de trabalho costumava começar às 6 da manhã e se estendia até depois da meia-noite.  

Hoje ele até acha graça quando ouve as pessoas dizerem que ele “do nada” conseguiu se tornar um empresário bem sucedido, “do nada” tornou-se um influenciador de carreiras e negócios, em suma, “do nada” deu certo na vida.  

Dar certo é até um eufemismo para resumir esse jovem empresário de 48 anos que construiu um conglomerado de estabelecimentos gastronômicos em Mato Grosso do Sul e hoje administra um faturamento anual de R$45 milhões.  

Daniel nasceu na cidade de Serafina Correia, um pequeno município do Rio Grande do Sul, que hoje computa pouco mais de 18 mil habitantes. Imagine na década de 1970. Filho de mãe costureira e pai açougueiro, desde novo acompanhou a peregrinação dos pais mudando de cidade em cidade para tentar uma vida mais próspera.  

Sentiu o peso de sua condição social ainda bem novo, aos 7 anos, quando residia no município de Lagoa Vermelha e percebia que não era convidado para praticamente nenhum evento social ou festivo. Um conhecido mordaz explicou o motivo: “você é um pobretão que não tem nem roupa para vestir”. 

Inquieto, visionário e incansável, nada, nem esta primeira estocada e nem tantas que vieram depois, o fizeram esmorecer. Aos 14 anos teve o seu primeiro emprego numa fábrica de calçados e depois disso nunca mais parou. Foi repositor, trabalhou em banco, garçom, o que aparecia ele encarava sempre disposto a galgar uma ascensão financeira para si e sua família.  

O primeiro grande ensinamento veio quando foi trabalhar numa unidade bancária na cidade de Nova Prata. Foi uma mudança tão meteórica que ele entrou de cabeça nessa nova vida e sem nenhum respaldo emocional para o que viria. Nessa época gastava muito mais do que eu ganhava, o que não era pouco, e se afundou em dívidas. Sua família então teve que ir ao seu socorro, uma completa vergonha para o rapaz que sempre teve o espírito de ser ele a solução e não o problema para os que o cercavam. 

Era tão imaturo na época que essa situação aconteceu duas vezes e, em todas elas, foi a família que teve que estender o braço para salvá-lo do prejuízo. “Todas as minhas frustrações e fracassos eu uso hoje como exemplo de que quando queremos, quando temos foco e persistência, podemos dar a volta”, assinala. 

Um dos sonhos que Daniel teve desde cedo foi tentar a vida nos Estados Unidos. Fez de tudo para obter o visto quando era mais novo, não conseguiu, e também não tinha a menor condição de buscar um intercâmbio estudantil. O sonho foi frustrado inúmeras vezes, mas ele nunca desistiu. E hoje é mais do que um brasileiro com visto de empreendedor nos Estados Unidos. É um empresário multinacional que está prestes a abrir sua primeira pizzaria na Flórida.  O primeiro de uma rede de franquias americana que já está pronta para sair do papel. “Passei 10 anos me estruturando para essa expansão. Isso é outro ensinamento que procuro passar. A gente tem que ter uma base sólida. Criei um alicerce bem planejado e agora é trabalhar para colocar as metas em prática”. 

Mas até esse ponto, muitos desafios ainda atravessaram o seu caminho. Quando estava com 24 anos resolveu se mudar com os pais para São Paulo para começar a empreender no ramo gastronômico, pois tiveram a possibilidade de arrendar uma churrascaria.  

“Antes de me mudar eu falei como se fosse uma profecia: vou empreender em São Paulo, vou ter um sócio, vou comprar a parte dele no negócio e para isso vou trabalhar dia e noite”. O resultado dessa suposição é que se tornou de fato uma profecia. Em todos os sentidos, pois ele realmente trabalhou dia e noite para fazer a coisa acontecer. Só parava para dormir, estafado ao limite, e mal fechava os olhos e já estava acordando de novo para a lida do dia seguinte, cuja carga horária ia de domingo a domingo sem pausas.  

O pai tocava a churrasqueira, a mãe o caixa e cabia a ele o serviço de garçom. Pegaram o negócio falido e quando começaram a prosperar, ouviram do parente arrendatário que teriam que entregar o ponto e sair dali com uma mão na frente e outra atrás, sem nada.  

Como não tinham outra alternativa acabaram caindo numa nova cilada desse mesmo parente. Mudaram-se para o Mato Grosso do Sul para assumirem um outro negócio do tal parente que também estava indo à falência. De novo ergueram o empreendimento e de novo o parente quebrou o acordo e os tirou de cena. “Aprendi com esse parente o que é ser um empresário. É ser exatamente o contrário do que ele era. E desde então passei a vida fazendo tudo diferente do que ele fez por nós. Aprendi a dar oportunidades verdadeiras para as pessoas e também sempre quis crescer sabendo que todo mundo poderia crescer junto. Esse fracasso também ajudou demais a me moldar no mundo dos negócios”. 

E foi nesse ponto da vida que Daniel percebeu que tinha se tornado um especialista em transformar negócios à beira da falência em empresas lucrativas. E também profetizou outro mantra dizendo que o fundamental dali para frente seria dar segurança para a sua família. Não dava mais para trabalhar tanto, oferecer tanto de si para um negócio e ser descartado como se fosse uma peça de reposição numa engrenagem.  

Isso nunca mais aconteceu. E hoje Daniel vive o seu auge, apesar de manter a sua inabalável obstinação e inquietude. Ele tem o foco de que sempre dá para subir mais um degrau. Sabe muito bem que o sucesso é a combinação de fracassos, erros, começos errados, confusão, e da determinação de continuar tentando mesmo assim. 

Daniel Vicari é casado, pai de dois filhos e tem mais um a caminho. É dono de cinco churrascarias, duas pizzarias, um bar, um restaurante e está prestes a abrir a sua primeira pizzaria nos Estados Unidos. Viveu cinco existências em menos da metade de uma e está deixando o seu legado mostrando que a vida é realmente cheia de decisões difíceis. Mas os vencedores são aqueles capazes de tomá-las.  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.