08/12/2023 às 00h22min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h22min

​Quando montar a árvore de Natal e o presépio?

Confira a data certa para montar a árvore e o significado da tradicional representação do nascimento do menino Jesus

Criado por São Francisco de Assis há 800 anos, o presépio é a representação do nascimento do menino Jesus .
Com a chegada do Natal, os lares começam a se enfeitar com temas festivos em preparação para celebrar, no dia 25 de dezembro, o nascimento de Jesus Cristo. Além da árvore de Natal, é comum montar o presépio, representando um momento significativo no cristianismo e servindo como uma forma lúdica de introduzir o tema às crianças.
Há, no entanto, um dia certo para montar cada parte dessa celebração. A árvore de Natal deve ser enfeitada no primeiro domingo do advento, que em 2023 é no dia 3 de dezembro. O advento representa o período de preparação para o nascimento de Jesus, que dura quatro semanas.
Para o coordenador da Pastoral do Colégio Marista Paranaense, Jean Marcos Gregol Gwiazdecki, preparar a árvore de Natal representa as qualidades que devem ser buscadas e exercidas: a bondade, a paz, o amor e a compreensão, explica. “Iluminar a árvore é como buscar a iluminação em nossa vida”. 
Já a data de montagem do presépio pode variar. O cenário pode ser montado aos poucos, junto com a árvore, ou pode ser montado no terceiro domingo do Advento, no dia 17 de dezembro. A data é marcada pelo Evangelho da anunciação que o anjo Gabriel realiza à Maria, explica Jean. 

História e significado
O primeiro presépio foi montado em 1223, por São Francisco de Assis, para relembrar o verdadeiro significado do Natal. Em uma gruta na Itália, ele recriou o ambiente com pessoas e animais reais para que as pessoas pudessem vivenciar o momento de nascimento de Jesus novamente. 
Em casa, os presépios podem ser montados utilizando materiais simples e naturais. “É possível reunir a família para esse momento, muitos utilizam musgos, criam uma base de terra ou de areia, essa atividade também contribui e fortalece para a memória e os laços familiares”, revela Cristiane Dalagrana, coordenadora de Pastoral do Marista Escola Social Curitiba.

Confira qual é o sentido e significado das personagens que compõem o presépio:
O Menino Jesus é o filho de Deus, que se fez homem para dar sua vida pela humanidade! Simboliza a luz do mundo e a esperança trazida pelo Salvador. Ele é o protagonista da cena, irradiando a mensagem central do Natal.
Maria, por ser digna, foi escolhida para ser mãe de Jesus, é aquela que disse sim à vontade de Deus. Representa a pureza e a humildade. Sua presença destaca a importância do papel materno na história da redenção, enquanto sua atitude tranquila e serena simboliza a aceitação do plano divino.
José, pai adotivo de Jesus, é símbolo na fé, amor e doação. O esposo de Maria é o protetor da Sagrada Família. Sua presença destaca a importância da paternidade responsável e solidariedade, servindo como exemplo de força e dedicação.
Os pastores representam a humanidade e a humildade e a busca pela presença de Deus. Simbolizam que a mensagem do Natal é para todos, independentemente da posição social.
Os animais do estábulo representam a simplicidade, a natureza e o serviço do homem e de Deus. 
A estrela significa a luz de Deus que guia os homens ao encontro do salvador.
O anjo é o mensageiro de Deus, comunicador da boa notícia, representa o céu que celebra o nascimento de Jesus.
Os Reis Magos: Ofertantes de Sabedoria, Ouro, Incenso e Mirra, representam as diferentes etnias e culturas, com presentes simbólicos. O ouro representa a realeza de Jesus, o incenso simboliza sua divindade, e a mirra aponta para a humanidade e sacrifício.
Árvore de Natal: é sinal de vida, que em Jesus ganha frutos de bondade, de fé, de amor, de esperança, de transformação pessoal e comunitária. É carregada de símbolos, como as luzes – que nos recordam a verdadeira Luz; da Estrela – que nos conduz à Jesus, como conduziu os pastores; e dos presentes – reconhecendo em Cristo a sua realeza (que se torna serviço), a sua divindade e humanidade. A árvore é também oportunidade de estar em família, montar juntos, como sinal de encontro.
maristabrasil.org/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.