17/11/2023 às 10h29min - Atualizada em 25/11/2023 às 00h01min

Mês da Consciência Negra: 7 dicas para tornar a diversidade racial uma realidade nas empresas

Estudo aponta que 90% dos gestores buscam transformar o tema em ações concretas

reprograma
reprograma
Divulgação
Muito se fala sobre Diversidade e Inclusão nas empresas, especialmente em datas como o Dia da Consciência Negra. No entanto, é crucial ir além das ações pontuais e evitar que o tema se torne apenas um token em celebrações específicas. Nadja Brandão, Diretora Executiva da reprograma, iniciativa de impacto social que ensina programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, destaca a importância de não apenas buscar representatividade, mas maximizar todo o potencial dos talentos. "É crucial que todas as pessoas participem da conversa de negócios ao longo do ano, sentindo-se pertencentes e bem-vindas a contribuir e compartilhar sua perspectiva”, comenta.

De acordo com uma pesquisa realizada pela  consultoria Willis Towers Watson, de 2023, a conscientização sobre diversidade e inclusão nas empresas está crescendo, com 90% dos gestores buscando tornar esse tema uma realidade. No entanto, observa-se que muitas organizações ainda concentram sua atenção principalmente nos indicadores de diversidade, negligenciando a inclusão.

Diante deste cenário, a reprograma oferece sete dicas práticas para promover diversidade e inclusão de maneira efetiva nas organizações, indo além das vagas afirmativas e incorporando uma cultura diversificada em todos os aspectos.

Crie um ambiente seguro e acolhedor para todas as pessoas, com especial atenção às pessoas negras
Promova uma cultura organizacional que valorize a diversidade em todas as suas formas, com medidas específicas para garantir que colaboradores se sintam respeitados e acolhidos. Estabeleça diretrizes e políticas que eliminem práticas discriminatórias e promovam a inclusão de todas as identidades raciais.

Amplie as oportunidades de desenvolvimento, focando em profissionais negros
Desenvolva programas e iniciativas que alcancem colaboradores, oferecendo-lhes igualdade de acesso a capacitação, mentoria e oportunidades de crescimento profissional. Busque garantir que todas as pessoas, independentemente de sua origem racial, tenham as mesmas chances de avançar em suas carreiras.

Promova a equidade salarial, com atenção especial à remuneração de profissionais negros
Assegure que todos os profissionais, especialmente pessoas negras, recebam uma remuneração justa. Realize análises salariais que incluam dados sobre equidade racial, identificando e corrigindo disparidades para garantir que a empresa esteja comprometida com a igualdade salarial para todos.

Tenha compromisso com a representatividade e inclusão de pessoas negras
Fortaleça o compromisso organizacional com a promoção de uma cultura que valorize a diversidade racial. Estabeleça metas claras para aumentar a representatividade de profissionais diversos em todos os níveis da empresa. Promova a transparência e responsabilize líderes e equipes pela implementação efetiva de práticas inclusivas, contribuindo para um ambiente de trabalho que reconheça e valorize a diversidade racial.

Realize promoções de oportunidades equitativas
Garanta que os processos seletivos sejam justos e baseados em mérito, evitando vieses inconscientes. Incentive a diversidade desde a fase de recrutamento, oferecendo oportunidades iguais para candidatos de diferentes origens.

Fomente uma cultura inclusiva
Promova um ambiente de trabalho que celebre a diversidade e respeite as diferenças culturais. Estimule o diálogo aberto sobre questões relacionadas à diversidade e ofereça treinamentos que aumentem a conscientização sobre a importância da inclusão.

Tenha processos de avaliação e adaptação de maneira contínua
Realize avaliações periódicas da diversidade no ambiente de trabalho e adapte as políticas conforme necessário. Encoraje feedbacks dos colaboradores para identificar áreas de melhoria e garantir que as práticas da empresa evoluam de acordo com as necessidades do grupo.

A missão da reprograma é promover uma transformação genuína no ambiente de trabalho, tornando-o mais inclusivo e representativo. Para Nadja Brandão, Diretora Executiva da iniciativa, essas dicas refletem o compromisso contínuo com a diversidade racial, uma parte vital da equação para criar empresas verdadeiramente inovadoras e sustentáveis “Acreditamos que, ao adotar práticas que valorizam e promovem pessoas negras, não apenas enriquecemos nossos ambientes profissionais, mas também contribuímos para uma sociedade mais justa e igualitária”, comenta.

Sobre a reprograma
Fundada em 2016, pela peruana Mariel Reyes Milk e as sócias Carla de Bona e Fernanda Faria, a iniciativa de impacto social foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando negras, trans e travestis, e tem o objetivo diminuir a lacuna de gênero na área de T.I. Até o momento, mais de 2 mil mulheres se formaram, sendo que mais de 71,7% se autodeclaram pretas ou pardas e 10% trans e/ou travestis. Em 2022, Nadja Brandão, mulher negra e advogada com foco em Governança Corporativa, Compliance e ESG assumiu como Diretora Executiva da iniciativa, que possui parceria com grandes empresas, como Mercado Livre, iFood e B3 Social.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.