Muito aguardada pelos consumidores que costumam se planejar com antecedência para aproveitar as ofertas, a Black Friday é um dos principais momentos do ano em que as pessoas fazem compras de eletrodomésticos. A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise mostra que a intenção de compra na categoria foi a segunda que mais cresceu (10 p.p.) em relação ao ano passado. E embora o preço seja o grande atrativo neste período, é preciso ter em mente que dá para juntar descontos e outros benefícios na hora de comprar na Black Friday.
“Como a maioria das pessoas, é fundamental fazer uma pesquisa prévia para escolher produtos mais baratos, porém poucas prestam atenção em produtos mais eficientes, que podem trazer economias a longo prazo. Ou seja, que polua menos e que tenha redução no uso de água ou energia. Se for comprar um novo refrigerador, por exemplo, que tal considerar um que preserva o alimento por mais tempo e, assim, evita o desperdício? Ao comprar algo eficiente e sustentável, o consumidor perceberá que essa escolha evitará impactos negativos ao seu bolso e, também, ao meio ambiente”, afirma João Zeni, diretor de Sustentabilidade do Electrolux Group América Latina.
O executivo diz saber que o fator preço tem grande impacto na decisão, mas alerta para que não seja o único decisor. “Esse é um momento importante para refletir. É muito fácil que o consumidor esqueça do consumo consciente e se deixe levar pelo impulso. Mas é importante que ele entenda que um produto com funções que contribuem com a sustentabilidade também traz vantagens, gerando inclusive mais economia. Por exemplo, imagine um refrigerador que consome até 47% menos energia. Ao longo da vida média desse produto, de 8 a 10 anos, a economia financeira e o menor impacto ambiental são significativos.”
NÃO PESQUISE SÓ O PRODUTO
Ainda segundo João Zeni, além de pesquisar o produto, é fundamental analisar a empresa que faz o eletrodoméstico para realizar uma boa escolha. “Será que a marca que escolheu está tentando minimizar seus impactos ao planeta, por exemplo? É importante observar como cada companhia trata sua emissão de carbono e seus resíduos, se diminuiu o uso de matéria-prima virgem nos produtos e se tem programas que estimulam a circularidade.”
Vale ressaltar que essas são práticas que fazem parte da estratégia do Electrolux Group. Tecnologias eficientes e sustentáveis são aplicadas em todas as linhas de produtos para reduzir o uso de energia e água, evitar o desperdício de alimentos e até aumentar a vida útil das roupas. Para se ter ideia, muitos equipamentos já possuem mais de 30% de plástico reciclado. “Muitos dos nossos produtos já são entregues em caminhões elétricos, movido a energia solar e até bicicleta para reduzir significativamente o montante de gases poluentes”, cita o executivo
Além disso, a empresa investe na economia circular por meio do Serviço de Coleta e Descarte Consciente, lançado em 2022 e pioneiro entre as fabricantes de linha branca. Na compra de um produto da Electrolux é possível pedir a retirada do eletrodoméstico antigo, que pode ser de qualquer marca. Já foram coletados mais de 4 mil produtos e 180 toneladas de resíduos reciclados.
De lá, o produto segue para uma recicladora parceira, onde é desmontado e tem os componentes destinados ao descarte adequado para que se transformem novamente em matéria-prima. “O consumo consciente não significa deixar de comprar, é apenas criar uma percepção de que cada nova aquisição traz, sim, um impacto na economia e na natureza”, finaliza Zeni.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U