06/11/2023 às 12h23min - Atualizada em 08/11/2023 às 00h00min

Dow apresenta estratégias para se tornar net zero e promover mais diversidade em P&D durante evento de inovação da ANPEI

Em encontro sediado no Latin America Inspiration Center, centro de inovação da Dow na América Latina, em Jundiaí, a empresa apresentou seus principais projetos de descarbonização e de inclusão na área de P&D.

Barbara Luz
https://br.dow.com/pt-br.html
Legenda: “Encontro de Inovação ANPEI” no centro de inovação da Dow em Jundiaí (Crédito: divulgação Dow)
Jundiaí, SP – 06 de novembro de 2023 – Na última semana, o Latin America Inspiration Center, centro de inovação da Dow na América Latina, localizado em Jundiaí, recebeu o “Encontro de Inovação ANPEI”, reunindo associados da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras para discutir e disseminar conhecimento sobre casos reais de inovação conectados com a temática ESG. Foi nesse ambiente, que fomenta a inovação da Dow com seus clientes na região, que a multinacional demonstrou como os pilares ESG permeiam não apenas suas estratégias de inovação, mas também estão integrados aos negócios.

Marcelo Cantu, responsável pelo time de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação da Dow para América Latina, destacou que são nos laboratórios do Latin America Inspiration Center que nascem muitos dos projetos de inovação da companhia. “É a partir do desenvolvimento de materiais mais seguros e eficientes, e da transição de uma economia linear para a economia circular, que elimina o descarte de resíduos, que criamos novas oportunidades para a indústria e o mercado”, afirmou o executivo. Cantu também ressaltou a importância da ANPEI na articulação de discussões sobre o tema e do fomento que a associação promove em prol da cooperação entre os diversos agentes da inovação.

Com uma agenda exclusiva para as empresas associadas, a série de “Encontros de Inovação ANPEI”, dedica cada evento a uma temática, promovendo debates e apresentações de casos de sucesso das corporações, que compartilham como estão trabalhando a inovação dentro e fora de seus muros. Dentro da temática ESG, Marcela Flores, presidente da ANPEI, trouxe às associadas os resultados da “Pesquisa Diversidade – Um Mapeamento em PD&I no Brasil”, obtido a partir da participação de 101 empresas e instituições entre associados, não associados e parceiros da ANPEI e da Unicamp, entre os meses de outubro de 2022 a janeiro de 2023.

A programação do “Encontro de Inovação ANPEI” contou ainda com a participação de Rovanir Baungartner, Gerente Executivo de Inovação e Educação da ANPEI; Ana Carolina Ricardo, Coordenadora de Sustentabilidade da Votorantim Cimentos; Clarice Sasson, Gerente de Pesquisa, Inovação Aberta, DTV, ESG e Design de Produtos do Grupo Boticário, e importantes financiadores da Pesquisa e Inovação no Brasil, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), que apresentaram opções de fomento financeiro para pesquisas em Sustentabilidade e Inovação.


Descarbonizar e crescer
Com o objetivo de zerar suas emissões líquidas de carbono até 2050, a Dow tem como principal desafio realizar a descarbonização de suas operações sem deixar de crescer. Durante a apresentação do case de Sustentabilidade da empresa, Claudia Schaeffer, Diretora Global de Negócios para Energia e Mudanças Climáticas, chamou a atenção para as características que fazem do Brasil e da América Latina potências em economia de baixo carbono. “Estamos em uma posição única para acessar energia renovável de forma competitiva. 62% da energia adquirida pela Dow na América Latina vem de fontes renováveis. Enquanto isso, caminhamos para ter 100% das unidades da Dow no Brasil abastecidas por fontes renováveis até 2025.”, destacou.

A executiva também falou sobre a importância de a Dow ser uma das empresas que integram  a Iniciativa do Mercado Voluntário de Carbono e destacou os projetos de descarbonização que estão sendo desenvolvidos na América Latina com o apoio da Fundação Dow e do Business Impact Fund. Entre eles estão o Projeto Ybá, que nasceu com o objetivo de proteger a floresta enquanto empodera e gera renda a comunidades amazônicas por meio da bioeconomia, e o Projeto Reuse, que coletou e destinou mais de 100 toneladas de materiais para reciclagem, entre colchões, sofás e refrigeradores .

Diversidade em P&D

A importância de haver diversidade na área de inovação foi outro ponto levantado durante o evento. Percebendo uma lacuna na presença de pesquisadores negros, principalmente nas áreas STEM (Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a Dow mostrou aos participantes os resultados positivos da implementação de dois programas de bolsas de estudo que oferecem apoio financeiro para estudantes que desenvolvem pesquisas de iniciação científica.

De acordo com Daisy de Sanctis, Líder de Serviços Técnicos e Desenvolvimento de Aplicações para a Dow na América Latina, os programas Dow CRIE e Dow Ilimite-se já investiram mais de 600 mil reais em bolsas de estudos de Iniciação Científica para promover a inclusão de alunos negros e/ou oriundos do ensino público matriculados na USP e na Unicamp. Além do suporte financeiro, os estudantes recebem mentoria personalizada com profissionais da Dow e alguns já foram contratados pela empresa depois de formados. “A Dow enxerga essas iniciativas como uma forma de estímulo para que esses estudantes desenvolvam interesse em seguir a carreira industrial”, finalizou Carolina Clemente, Especialista de Inclusão, Diversidade e Equidade da Dow.
Após o encerramento do encontro, os presentes foram conduzidos em uma visita técnica às instalações e laboratórios do Latin America Inspiration Center, que ocupa um espaço de mais de 9 mil metros quadrados e conta com maquinários e recursos tecnológicos de última geração.

Sobre a Dow
A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global; escala e integração de ativos; inovação focada e expertise em ciência dos materiais; liderança em frentes de negócio; e liderança nas áreas de meio ambiente, social e governança para alcançar crescimento lucrativo e ajudar a construir um futuro mais sustentável. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações para o consumidor. A Dow opera unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 37.800 pessoas. Em 2022, gerou aproximadamente US$ 57 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia se referem a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.

Para mais informações, contate:

Agência Oribá
Bárbara Luz – [email protected]
Márcia Brandão – [email protected]
Sarah Lopes – [email protected]

(11) 94900-0753
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.