26/10/2023 às 23h45min - Atualizada em 26/10/2023 às 23h45min
Capital vai ganhar mais 158 km de ciclovias
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), publicou edital de licitação, na modalidade menor preço, para a contratação de empresa de engenharia para elaboração de projetos e instalação de 158 km de estruturas cicloviárias em vias públicas. Os locais destinados para a implantação das novas estruturas cicloviárias estão separados em três lotes, que abrangem 25 Subprefeituras.
São Paulo tem, atualmente, 722 km de vias dedicadas às bicicletas, a maior malha cicloviária do país. O Plano de Metas 2021/24 prevê a criação de 300 novos km de estruturas cicloviárias. O valor total estimado para os três lotes é de R$ 371 milhões.
Manutenção permanente
A Prefeitura divulgou o Programa de Manutenção permanente da Malha Cicloviária, que tem como foco prolongar a vida útil das estruturas já implantadas, garantindo a regularidade das características técnicas, estruturais e de sinalização, assegurando conforto e segurança para quem pedala.
A prioridade será a requalificação das estruturas em situação mais crítica, apontadas pela Auditoria Cidadã realizada pela Ciclocidade, em 2022, pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), pela Câmara Temática de Bicicleta (CTB) e pelos apontamentos da população paulistana por meio da Central SP 156.
O padrão de sinalização a ser seguido é aquele definido à época do lançamento do Plano Cicloviário da Cidade de São Paulo, em dezembro de 2019, que trouxe mais qualidade para as estruturas cicloviárias e segurança para os ciclistas: instalação de elementos de sinalização como tachas e tachões para segregar as bicicletas dos demais veículos e evitar invasões, no máximo a cada metro, no caso das ciclofaixas; linhas divisórias nas cores branca e vermelha ou amarela e vermelha, a depender do sentido da via para veículos; pintura do fundo vermelho nas aproximações dos cruzamentos, apenas, para assegurar melhor aderência. A pintura vermelha nas aproximações chama a atenção de ciclistas e motoristas para áreas de intersecção dos modais; placas de regulamentação e pictogramas (desenhos) no solo reforçando que o local é destinado aos ciclistas e tinta própria para asfalto, com características antiderrapantes.