02/08/2019 às 13h48min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h46min

Descomplica SP e novos serviços da Prefeitura são apresentados no Butantã

No dia 29 de julho o Descomplica Butantã entrou em operação em fase de testes, dentro do prédio da Subprefeitura do Butantã. Essa ação do governo municipal já está otimizando o atendimento ao munícipe, onde o tempo de atendimento é, em média, de 20 minutos, e com uma maior variedade de serviços – ao todo são 350 serviços disponibilizados. Usuários de manifestaram e aprovaram. Larissa:  “Gostei bastante do atendimento, as pessoas são bem educadas e atendem bem”. Isabel: “Eu achei bom o Descomplica Butantã, o atendimento é muito bom”. No último dia 1º, aconteceu o encontro aberto com a comunidade na Subprefeitura. O evento serviu para apresentar e explicar o projeto de modernização da praça de atendimento. A reunião contou com a presença do secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg e do Subprefeito Paulo Vitor Sapienza, entre outras autoridades. A região do Butantã está ganhando uma unidade do Descomplica São Paulo, programa inspirado no Poupatempo que propõe novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão. Os detalhes sobre a implantação do projeto junto à Subprefeitura do Butantã foram apresentados à comunidade e moradores do entorno no encontro aberto. O encontro reuniu representantes das associações de classe, redes de lojistas, comerciantes e moradores do entorno para conhecer de perto o programa que integra e amplia os serviços ofertados pela administração municipal. “Estamos trabalhando duro para levar os serviços da Prefeitura a quem mais precisa, revolucionando o atendimento ao cidadão”, destaca Annenberg. “O Descomplica é um órgão muito importante porque atende o cidadão em tudo, sem fila, poupando tempo e fazendo com que ele sinta-se importante perante a sociedade. É um dos equipamentos que mais representa os objetivos do governo municipal, o respeito ao cidadão”, complementa Sapienza.   Descomplica SP: padrão de atendimento O programa Descomplica SP propõe um novo padrão de atendimento presencial ao cidadão, mais ágil e descentralizado. Localizado nas subprefeituras, o Descomplica SP revoluciona a forma de atender as pessoas ao seguir critérios de excelência no atendimento. O Descomplica SP é o principal modelo de atendimento presencial da Política de Atendimento ao Cidadão, instituída pelo decreto 58426/18, pelo prefeito Bruno Covas. O decreto estabelece critérios para um atendimento de excelência em todo o serviço público municipal. Desde janeiro, a Subprefeitura do Butantã vem se preparando com reformas gerais em sua praça de atendimento para receber a unidade do Descomplica SP, serviço que se equipara ao Poupatempo Estadual, que promove a descentralização dos serviços municipais e a integração do atendimento ao cidadão. Os cidadãos poderão concentrar num único lugar todas informações da Prefeitura, solicitando-os presencialmente ou pela internet. Além disso, o Descomplica SP aposta na integração entre secretarias e órgãos públicos, que passam a enxergar as necessidades do cidadão de forma única. A primeira sede foi inaugurada em São Miguel Paulista, depois Campo Limpo e agora, em julho, no Butantã. Segundo a Prefeitura, são feitos cerca de mil atendimentos diários e foi registrado, até aqui, 96% de índice de satisfação dos usuários. A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia informa que a modernização da praça de atendimento deve ocupar um espaço de cerca de 900 metros quadrados e atender mais de mil cidadãos diariamente. Em virtude das obras, a praça de atendimento aos munícipes foi remanejada no prédio ao lado do mesmo complexo e a Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), está instalada no prédio principal.


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