Lima Jr Maceió, 21 de setembro de 2023 - Mais um dia de competições no Trapiche da Barra na quarta etapa do Vivo Dream Tour Maceió, apresentado por Shell. A quinta-feira foi dia de definir as últimas seis baterias da primeira fase do masculino e também a hora da estreia, e também a definição das oitavas e quartas de final, feminina. Com chamada às 7h30 e início às 8h, os primeiros a entrar na água foram os homens, dando sequência às seis baterias que ficaram faltando para a definição da segunda fase. A bateria de número 11 foi a primeira a entrar na água com os atletas Marcos Correa (SP), Alexandre Camargo (CE), Thiago Eduardo (CE) e Vitor Ferreira (RJ). Avançaram para a segunda fase os surfistas Marcos que somou 13.06 pontos e Alexandre com 11.54. “No começo da bateria fiquei um pouco perdido, mas do meio para o final consegui me encaixar. O Gustavo Ribeiro me deu uma indicação para ficar no canto esquerdo da praia e consegui mandar um aéreo, logo em seguida consegui outra nota boa e fui me encaixando na bancada. Foi um grande confronto e nesse campeonato só temos atletas do mais alto nível. Estou feliz em ter avançado”, disse Marcos. Na sequência os atletas Bino Lopes (BA), Luel Felipe (PE), Odarci Nonato (SP) e Pedro Dib (SP) deram início a 12ª disputa, que destacou Bino para um resultado que elevou ainda mais o nível da competição, o atleta segue na disputa com a somatória de 13.26, junto com Luel Felipe que conquistou a segunda colocação com 10.87 pontos.
“Em primeiro lugar estou amarradão em ter avançado em uma bateria com outros três atletas de alto nível. Eu vi que o Pedro Dib se machucou, então desejo uma pronta recuperação para ele e espero que não tenha sido nada grave. Estava tenso na bateria porque vi que ela começou bem devagar e não estava me encontrando no começo, mas consegui fazer um 5.5, e depois consegui pegar uma onda que abriu e encaixei as boas manobras. O importante é que passei a bateria e estou no próximo round”, contou Bino.
Atleta Gabriel Klaussner Foto: Lima Júnior A 13ª bateria da primeira fase masculina reuniu os atletas Gabriel Klaussner (SP), Tales Araújo (SP), Glauciano Rodrigues (CE) e Artur Silva (CE). Os surfistas de Ubatuba se deram melhor na disputa com Gabriel, um dos principais nomes da nova geração da modalidade, somando 11.30 e Tales 10.70, avançado na competição.
“Ano passado eu fiz uma quinta colocação aqui e quero melhorar esse resultado. Aqui é bem parecido com a Praia Grande em Ubatuba, onde treino muito, e quando entram essas condições de vento como tem aqui, só estou eu na água, então me sinto preparado e estou amarradão de ter avançado”, disse Gabriel.
O show de manobras seguiu na 14ª batalha com os atletas Lucas Silveira (RJ), Léo Casal (SC), Rafael Venuto (CE) e Luiz Mendes (SC) e uma bateria definida no último minuto, com os surfistas já na areia, os vencedores que seguem no campeonato foram Lucas somando 10.60 e Léo com 10.24.
“Foi uma bateria bem tensa, não tivemos notas muito altas, mas todos estavam surfando bem para o que o mar permitia e acabou que ficou uma troca todo o tempo pela segunda colocação. Aí no final os dois que fizeram a melhor nota na bateria acabaram saindo e eu fui feliz no último minuto onde consegui pegar duas ondas e terminei em primeiro a bateria, mas é daquela forma que sai suando da água”, disse Lucas.
Atleta Alan Jhones Foto: Lima Júnior
A penúltima bateria masculina do dia foi disputadíssima, com os atletas pegando muitas ondas. Estavam nela Alan Jhones (RN), Douglas Silva (PE), Daniel Adisaka (SP) e Marcos Alves TT (CE). Quem se deu melhor foi Alan Jhones, mostrando porque é considerado um dos ídolos brasileiros ele passou a bateria com o total de 13.44 pontos, junto com Douglas que segue na disputa com a somatória de 11.86.
“O meu objetivo era começar já pegando algumas ondas melhores para não ter que passar perrengue no final e acabei tendo sorte. Sorte com muito trabalho já venho me dedicando há anos, então você acaba se conectando com o mar e dá tudo certo. O campeonato é de altíssimo nível e não podemos bobear, você precisa escolher uma estratégia e seguir com ela e foi isso que aconteceu”, falou Alan.
E para finalizar as disputas desta quinta-feira entre os homens, a 16ª bateria contou com Krystian Kymerson (ES), Israel Junior (RN), Kauê Germano (SP) e Lucas Catapan (PR). Israel, campeão brasileiro de 2022, conseguiu retomar seus bons resultados e se classificou na segunda colocação com 10.21, a vitória da batalha ficou com Krystian que conquistou o total de 11.50 pontos.
“Primeiramente estou muito feliz por ter avançado uma bateria tão difícil, a primeira é sempre mais complicada, você fica com a tensão de querer competir, então graças a Deus já deu certo essa primeira fase e agora é focar para amanhã. Tem boas ondas e fui feliz em achá-las, então consegui dar uma disparada no começo e estou bastante focado para essa etapa em de um título”, disse Krystian.
MULHERES NA ÁGUA
Chegou a hora das mulheres se apresentarem no campeonato. A primeira fase das baterias começou na parte da tarde, em oito disputas da primeira fase com três atletas em cada, sendo que apenas duas se classificaram para as oitavas.
A bateria cinco foi emocionante, já que contava com a atual líder do ranking e campeã da segunda etapa do Dream Tour 2023, na Praia da Ferrugem em Garopaba, Yanca Costa (RJ), mas quem conquistou a vaga para as oitavas foi a atleta Jéssica Bianca (PR), com 8.90 pontos, junto com Nicole Santos (PE) que somou 7.04.
“Começou meio parado, mas depois tivemos muitas ondas, aí achei as minhas duas e deu tudo certo. Só pensei em garantir as minhas oportunidades e seja o que Deus quiser”, disse Jéssica.
O destaque da primeira fase ficou com a atleta catarinense Tainá Hinckel, que na disputa da sétima bateria obteve a maior somatória do dia e do campeonato, entre homens e mulheres. Ela passou em primeiro com o total de 15.50 pontos, seguida de Ariane Gomes (CE), com 9.73.
Atleta Tainá Hinckel Foto: Lima Júnior “Estou amarradona por estar pelo segundo ano consecutivo aqui em Maceió, tem altas ondinhas, água quente, clima perfeito para poder pegar boas ondas e estou muito feliz pela estreia e é agora ir para o próximo round”, disse Tainá.
Quem também chamou a atenção foi Alexia Monteiro, a surfista mais nova do campeonato, de apenas 16 anos, venceu a bateria de número oito com o total de 14.33, junto a ela a atual campeã brasileira e campeã da primeira etapa do Dream Tour 2023, em Xangri-lá, Silvana Lima também seguiu para as oitavas com 9.20 pontos.
“Estou muito feliz em ter feito a batida e ganhado um oito, uma das minhas melhores notas no Dream Tour. Estou confiante, a onda daqui é irada e vamos para as próximas baterias”, contou Alexia.
OITAVAS DE FINAL FEMININA
Para finalizar o longo dia de competição, demos início a mais quatro baterias do feminino com as primeiras disputas mulher a mulher nas oitavas de final da 4ª etapa do Vivo Dream Tour Maceió, apresentado por Shell.
Juliana dos Santos (CE) e Julia Santos (SP) se enfrentaram na bateria que deu o melhor resultado para Júlia, com a somatória de 7.97 pontos. “Estou feliz em ter avançado. Era um resultado que precisava buscar aqui porque descartei a etapa da Praia Mole. Vou continuar com a mesma estratégia de surfar forte, ser seletiva, mas ainda assim intensa. É o que estava me fazendo avançar as baterias”, disse Júlia.
Logo depois Kemily Sampaio (SP) e Laura Raupp (SC) disputaram uma emocionante bateria que levou Laura para as quartas de final, somando 12.90. “Ano passado vim pra cá em outro campeonato e não me dei bem, aí acabei ficando com uma má impressão porque perdi. Neste ano consegui achar boas ondas, mas está bem diferente do ano passado e estou muito feliz por estar nas quartas”, contou Laura.
A bateria de número três trouxe as atletas Sol Carrion (SP) e Monik Santos (PE) em uma disputa emocionante que teve Monik como campeã, somando 8.80 pontos. “Estou me sentindo aliviada. Está sendo um ano bem difícil pra mim, até agora não tive bons resultados, mas consegui avançar nessa bateria e estou feliz e mais confiante. Sei que vida de atleta é assim mesmo, tem que ser resiliente. Estou focada e buscando um bom resultado”, disse Monik.
Atleta Júlia Duarte Foto: Lima Júnior Finalizando o dia de disputas Júlia Duarte (RJ) e Tais Almeida (RJ) se enfrentaram para a definição de mais uma bateria das oitavas. Júlia levou a melhor com 11.10 pontos e grandes chances de se tornar a líder do ranking, caso avance para as próximas fases, já que está na segunda colocação. “Gosto de competir e me divirto muito, mas faço uma bateria de cada vez e estou com o objetivo de recuperar meu primeiro lugar no ranking. Se ganhar vai ser ótimo, mas estou em busca do meu lugar lá na frente”, finalizou Júlia. SEXTA-FEIRA Depois das diversas baterias que aconteceram ao longo do terceiro dia de disputa, a sexta-feira (22) prossegue com chamada às 7h e possível início às 8h, na praia do Trapiche, em Maceió. A Divisão Principal do Circuito Brasileiro conta com empresas que dão a dimensão da relevância do evento no cenário esportivo nacional. O Dream Tour tem a Shell como a cota principal Coapresenta, a VIVO e Corona como Patrocinadoras Master e a Gerdau como Patrocinadora.
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte. Para saber tudo sobre o Dream Tour 2023 siga @dreamtoursurf no instagram e acesse o site cbsurf.org.br. A competição está sendo transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do Youtube, e estará disponível na sportv a partir das quartas de final. Sobre a CBSurf Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo. Sobre a Dream Factory: Ao longo dos seus mais de 22 anos de existência, a Dream Factory esteve entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como executores de eventos, a empresa nasceu após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil, em 2001. Nos momentos seguintes, a empresa foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marca integradas. Hoje, a Dream Factory é um sistema integrado de entretenimento ao vivo com eventos proprietários, serviços e gestão de comunidades. Entre os eventos proprietários estão marcas conhecidas e queridas pelo público como a Maratona do Rio, a ArtRio, Sertões, Árvore do Rio e mais recentemente, a VidCon SP, o Dream Tour e o MECA. A Dream Factory também traz em seu guarda-chuva a Dreamloc, que cuida de logística e infraestrutura, a Dream Venue, que atua como operação de "venue", com a administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro; a GoDream, que organiza as vendas de ingresso, bebidas e alimentos, a Dream Strategy, que oferece consultorias estratégicas para marcas e empresas lideres do mercado e a Easylive, uma empresa que capta pontos em troca de benefícios. Sobre a Shell Brasil: Prestes a completar 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia. Sobre a Vivo: A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B, chegando a 112 milhões de acessos (3T22). A empresa está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,6 mil com 4G, e 3,2 mil municípios com a rede 4,5G. No segmento móvel, a Vivo tem 97 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T22). No âmbito dos patrocínios, a marca tem uma longa história no apoio ao esporte e é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira desde 2005. Ao longo dos anos, a empresa vem ampliando sua atuação no cenário de esportes outdoor e apoia iniciativas de beach tennis, ciclismo e automobilismo de aventura por todo o Brasil. Sobre a Gerdau: Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex). SOBRE A CORONA Corona nasceu no México em 1925 e é a marca de cerveja mexicana mais popular do mundo, exportada para mais de 150 países. Criada na natureza, é sinônimo de praia e de celebração dos momentos ao ar livre, convidando as pessoas a fazerem uma pausa e relaxarem. Corona é vendida no Brasil pela Ambev desde 2014 e é parceira de iniciativas sustentáveis, tendo recolhido mais de 17,5 toneladas de lixo em 77 limpezas de praia pelo país. A marca também foi pioneira ao lançar a primeira long neck premium retornável do Brasil e foi reconhecida em 2021 como a primeira marca global de bebidas neutra em resíduos plásticos, o que significa que a marca recupera e recicla mais plástico do que utiliza em sua cadeia de produção e distribuição. Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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