À medida que o calendário avança em direção à tão aguardada Black Friday de 2023, consumidores, varejistas e entusiastas das compras online direcionam seu foco para as tendências que prometem delinear os rumos do evento. O cenário é otimista e, embora a pandemia tenha deixado algumas fissuras na forma de nos relacionarmos, mais uma vez o comércio eletrônico provou estar à altura do desafio, ajudando o varejo físico na adaptação às novas práticas de consumo e aproximando as pessoas, mesmo que por trás das telas.
O Panorama de Consumo na Black Friday, elaborado pela Globo, revelou que 10% dos consumidores participaram de eventos de live commerce na última Black Friday, um modelo relativamente novo aqui no Brasil, e 80% dos clientes já realizaram compras por meio de novos canais de vendas, como WhatsApp ou redes sociais de lojas.
Segundo William Santos, Diretor Comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para a gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), os vários elementos que contribuíram para o desempenho abaixo do esperado na Black Friday do ano passado agora estão servindo como estímulo para a confiança em relação ao evento de 2023.
"O próximo mês de novembro se desenha sem concorrência com eventos que interferem na Black Friday, como foi no ano passado, com a Copa do Mundo. Com os varejistas demonstrando um compromisso contínuo de recuperação e a Black Friday mantendo seu título de crescimento constante, há perspectivas significativas de surpreender positivamente", observa o especialista.
Considerando tanto as expectativas para esta ocasião marcante quanto a realidade atual do setor varejista, William destaca duas principais orientações que servem de alicerces para o sucesso nesta data, e que devem estar no foco de todos os lojistas.
Experiência do cliente: facilite e personalize
Simplificar e personalizar a jornada de compra do cliente são imperativos cruciais para o sucesso da Black Friday de 2023.
“Primeiramente, é essencial garantir que o processo seja intuitivo e fluido. Uma loja física que desenvolva um site responsivo e de fácil navegação, otimizado para dispositivos móveis, proporciona uma experiência multicanal para seus consumidores, com consistência, agilidade e respeitando as escolhas do cliente, independentemente do meio utilizado”, pontua o especialista.
Além disso, a personalização desempenha um papel vital. Utilizando dados do histórico de compras e preferências do cliente, recomendações de produtos específicos podem ser oferecidas, aumentando as chances de conversão e criando um senso de atenção individualizada.
Atendimento ao cliente: esteja preparado
Antecipe possíveis dúvidas e problemas que os consumidores possam enfrentar e refine sua equipe para lidar com eles de maneira ágil e profissional. A capacidade de fornecer respostas rápidas e soluções eficazes é um fator determinante para a satisfação do cliente e pode influenciar diretamente a decisão de compra.
“Assegure-se de que a equipe de atendimento esteja devidamente treinada e pronta para lidar com desafios. Durante a Black Friday, quando o volume de consultas pode aumentar significativamente, ter agentes com respostas amigáveis, claras e úteis contribuem para transmitir confiança e apoio aos consumidores, garantindo uma experiência positiva mesmo diante de eventuais contratempos”, finaliza William.
Sobre a VarejOnline
A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane, Crocs, Petland, entre outros.
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