13/09/2023 às 10h25min - Atualizada em 14/09/2023 às 00h00min

São Paulo cria modelo para redução de fila para atendimento médico

São Paulo cria modelo para redução de fila para atendimento médico

Ambrósio Comunicação
Freepik
A busca por atendimento médico no Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta alguns problemas. Entre todos eles, a fila de espera para receber acolhimento eletivo é a que mais incomoda os usuários do serviço público. Ao menos é o que atesta uma pesquisa encomendada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do estado de São Paulo (SindHosp). Essa queixa, chamou a atenção do governo estadual de São Paulo que tomou uma medida recente visado encurtar o tempo de espera.
Uma nova tabela entra para atualizar a capacidade do SUS paulista com o objetivo de aumentar o atendimento na rede pública de saúde. O impacto disso, conforme acredita o executivo, seria uma agilidade maior na marcação de consultas e exames, o que conseguintemente também minimizaria a fila de espera.
Ainda de acordo com a pesquisa do SindHosp, 83% dos entrevistados tiveram algum problema com serviços públicos de saúde no primeiro trimestre de 2023. Entre estes 54% reclamaram que esperam demais aguardando uma oportunidade de acessar o SUS para realização do serviço que carece.
Situações como essa, podem acarretar demandas que excedem as barreiras da saúde e alcançam até mesmo os tribunais de justiça. Ao menos é o que contesta o advogado Thayan Fernando Ferreira, especialista em direito público e direito de saúde, membro da Comissão de Direito Médico da OAB-MG e diretor do escritório Ferreira Cruz Advogados.
“A demora no atendimento pelo SUS pode ser motivo de preocupação, mas é importante entender que o processo para acionar a justiça varia dependendo do caso e da legislação local. Geralmente, você pode considerar acionar a justiça se a demora no atendimento causar danos à sua saúde ou à saúde do paciente”, explica.
Thayan ainda alerta que para procurar as vias legais é importante estar bem assessorado. “Recomenda-se consultar um advogado especializado em direito da saúde para obter orientações específicas de um advogado especialista, sobre como proceder com um caso como esse, pois as leis e procedimentos podem variar de acordo com sua localização e circunstâncias individuais. Lembre-se de que cada caso é único, e as ações legais podem ser demoradas e complexas. Portanto, é essencial buscar orientação legal adequada para entender suas opções e tomar decisões informadas sobre como proceder em casos de demora no atendimento pelo SUS”.
Já a respeito da medida adotada pelo estado de São Paulo, Thayan acredita ser eficaz e que serve de modelo para outros estados brasileiros. “É muito importante ver São Paulo adotando práticas que, convenientemente, irão melhorar a qualidade no atendimento de sua população. O Brasil é país gigante e muitas pessoas dependem do SUS para manter a saúde em dia. Ver este esse estado aumentando suas ações para acolher essa camada populacional serve de inspiração para as demais unidades federativas também criem políticas próprias de acolhimento”, acrescenta. 
Contudo, ao menos 566 mil brasileiros estão na fila aguardando um atendimento conforme dados apresentados ao Ministério da Saúde através de fontes partindo de Dezesseis estados e o Distrito Federal. Todas essas pessoas são amparadas pelo SUS.
 

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