06/09/2023 às 23h00min - Atualizada em 06/09/2023 às 23h00min

​A importância do desenho na infância

Entre as brincadeiras favoritas das crianças, a arte de desenhar contribui para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo

O desenho é uma das atividades favoritas das crianças na infância, por meio dos primeiros traços elas conseguem expressar seus sentimentos, contar histórias e interagir com o mundo. No Marista Escola Social Curitiba, localizado no bairro Fazendinha em Curitiba (PR), as crianças têm a oportunidade de conferir seus desenhos projetados nas paredes da Escola em pinturas assinadas pelas crianças. 

Desenhar auxilia no desenvolvimento
Os desenhos na primeira infância trazem  diversos símbolos daquilo que as crianças estão vivenciando em suas realidades, como as emoções e sentimentos por exemplo. “Um dos primeiros passos que um educador precisa é uma observação atenta aos elementos trazidos nos desenhos, assim ele consegue capturar pontos que a criança nem mesmo pensou em mencionar em suas narrativas, é importante que o educador também questione as crianças sobre o que aqueles traços querem dizer, normalmente elas têm muita propriedade naquilo que construíram e podem traduzir o que seus desenhos querem dizer”, reforça Josué 
Os desenhos auxiliam no desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças. Os pequenos iniciam seus desenhos entre os 18 e 24 meses, esses primeiros traços são chamados de garatujas. São traços, inicialmente, desordenados, porém para elas com significado. Com o tempo as garatujas vão evoluindo, sendo possível compreender suas intenções. “A interação social, as emoções expressadas e as habilidades motoras são adquiridas nesses primeiros desenhos, por isso a atividade é tão importante na infância e deve ser incentivada, tanto na escola quanto para os pais e responsáveis”, finaliza Josué. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.