08/08/2023 às 16h51min - Atualizada em 29/08/2023 às 00h00min

O que vale mais: Comprar ou abastecer o estoque do seu restaurante?

6place
https://6place.com.br/
Divulgação/Freepik

A gestão de estoque de um negócio de food service está intrinsecamente relacionada ao quão bem sucedido ele será no mercado. Sendo assim, decidir sobre a aquisição de insumos no setor é uma tarefa fundamental.

As duas formas mais comuns para isso são comprar diretamente dos fornecedores ou abastecer por meio de centros de distribuição. Cada formato conta com suas diferenças e entendê-las é essencial para traçar as melhores estratégias para o sucesso do empreendimento. 

Por isso, João Alfredo, CEO da 6Place - plataforma digital de abastecimento de food service - comenta sobre as principais diferenças entre os dois formatos e como eles interferem na empresa.


Comprar x abastecer

Muitos proprietários de restaurantes, sejam eles franqueados ou franqueadores, entendem o formato de compra como sinônimo de gastos e perda de tempo quando comparado a outros processos do negócio. Assim, o foco desta etapa concentra-se majoritariamente na cotação dos valores, não levando em consideração outros aspectos igualmente importantes.

No que tange à otimização de tempo de distribuição e logística e entrega ao cliente, esse irá exigir uma gestão cuidadosa dos estoques, pois a demanda deve ser prevista com precisão para evitar problemas de excesso ou falta de produtos.

Já no processo de abastecimento, questões como prazo de entrega, temperatura de armazenamento, distribuição e logística são colocadas como prioridade. O abastecimento é fundamental para otimizar e monitorar atividades com foco na entrega final ao cliente e ainda possibilita formular estratégias de adequação do estoque de acordo com datas sazonais, como o Dia das Mães, em que há um aumento expressivo das vendas nas franquias de restaurantes. Além disso, é possível ter um maior controle sobre questões sanitárias, como, por exemplo, garantir que a mercadoria chegue ao restaurante na temperatura ideal, evitando desperdícios de alimentos. 

“A principal diferença entre comprar e abastecer é que o processo de abastecimento oferece maior nível de flexibilidade ao gestor em comparação ao processo de compra. Ele permite centralizar as principais ações de controle e gerenciamento, com menos despesas e maior agilidade. Essa prática também possibilita desenvolver uma padronização nas entregas, bem como a estruturação de um bom planejamento para o seu reabastecimento”, explica o CEO.

Tendo em mente as diferenças, é necessário fazer uma análise criteriosa de cada uma, considerando custos, logística, demanda e qualidade dos produtos, para escolher a opção que melhor se adeque às estratégias do negócio. Assim, elas serão cada vez mais eficientes, garantindo maior flexibilidade operacional diante de cenários variáveis e, consequentemente, a satisfação dos consumidores.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.