30/06/2023 às 01h10min - Atualizada em 30/06/2023 às 01h10min

​Comum em crianças e adultos, asma pode ter poeira e até emoções intensas como “gatilhos”

Estima-se que aproximadamente 20 milhões de brasileiros são asmáticos

A asma é uma doença desencadeada por fatores genéticos e ambientais, caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas. Em geral, causa dificuldade para respirar, tosse, chiado no peito, sensação de aperto no tórax e outros sintomas que prejudicam a qualidade de vida dos pacientes.
Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 20 milhões de pessoas sofrem de asma no Brasil, sendo a doença respiratória crônica mais comum e que pode afetar crianças e adultos.
O Dia Nacional de Controle da Asma foi comemorado historicamente no dia 21/6 ― data de início do inverno. Esta data também marca a importância de se prevenir contra as infecções respiratórias comuns nesta estação, como gripes, resfriados e pneumonia que podem ser fatores que pioram o controle da asma.
“É importante destacar que os sintomas da asma podem variar de pessoa para pessoa. As causas mais comuns são alergias, atividade física, mudanças climáticas, poluição, estresse emocional e infecções”, afirma a médica. “A adesão e o uso correto dos dispositivos inalatórios também são essenciais para o controle da doença”, acrescenta a pneumologista.
Segundo a Dra. Cláudia Matos de Siqueira Gandini , a asma é acompanhada de outras doenças que interferem no controle, como a rinite, refluxo, doença pulmonar obstrutiva crônica, tabagismo, obesidade, entre outras.

“Gatilhos” mais comuns da asma
Alérgenos: poeira, ácaros, pólen, pelos de animais e mofo são conhecidos por desencadear crises asmáticas em muitas pessoas. Evitar a exposição a essas substâncias podem ajudar a reduzir os sintomas;
Irritantes químicos: fumaça de cigarro, poluentes do ar, produtos de limpeza agressivos e sprays de aerossol, podem agravar os sintomas da asma e desencadear crises;
Infecções respiratórias: gripes e resfriados podem piorar os sintomas da asma e desencadear crises agudas. É essencial adotar medidas preventivas, como a vacinação adequada, para reduzir o risco de infecções respiratórias;
Exercício físico: atividade física intensa pode desencadear sintomas em algumas pessoas, mas isso não significa que as atividades físicas devam ser evitadas. Pelo contrário, o exercício regular pode fortalecer os pulmões e melhorar a capacidade respiratória. Consultar um médico e adotar medidas preventivas antes da atividade física são importantes para pessoas com asma.
Estresse emocional: pode desencadear ou agravar os sintomas da asma. Aprender técnicas de gerenciamento do estresse, como meditação, respiração profunda e atividades relaxantes, pode ajudar a controlar os sintomas.
Dra.Cláudia Matos de Siqueira Gandini, que atua como pneumologista no Hospital Metropolitano Vale do Aço, em Minas Gerais

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.