31/05/2019 às 13h48min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h48min

Herpes em animais: entenda como tratar a doença

O herpes em animais é um problema bastante recorrente entre os animais de estimação. Nos cães, a doença é causada pelo herpesvirus canino (nos gatos, ele é o herpesvirus felino) e pode trazer malefícios consideráveis para a saúde dos pets.   Por conta disso, conhecer melhor essa doença, suas características, sintomas e tratamentos é a melhor maneira de proteger os animais desse tipo de problema. Identificar os sinais de que algo pode estar errado e agir de maneira eficaz e veloz.   Herpes felina, também conhecido como rinotraqueíte, é um problema altamente contagioso (por contato direto com outros animais infectados) que pode afetar gatos de todas as idades. A doença não é, no entanto, transmissível aos seres humanos, afirma a Dra. Livia Romeiro do Vet Quality Centro Veterinário 24h.   Já o problema canino também pode ser transmitido por contato direto, mas também há as formas placentária e venérea (ou seja, por contato sexual). Os principais sintomas são respiratórios mas, no caso dos cães, também há sinais gastrointestinais e a presença de feridas nas mucosas, assim como ocorre em humanos.   No caso da rinotraqueíte, os sintomas mais comuns incluem:

  • espirros frequentes;
  • secreção e corrimento nasal;
  • problemas para respirar;
  • febre;
    Já os sintomas mais comumente encontrados no herpes canina são:
  • secreção nasal;
  • respiração ofegante;
  • tosse;
  • diarreia (normalmente em tons de verde)
  O tratamento da rinotraqueíte tem como principal objetivo o controle dos sintomas e a redução da desidratação do animal. Para isso, são prescritos medicamentos que aliviam o desconforto (ajudando nas inflamações e na febre, por exemplo) e inalações, além de outros procedimentos pouco invasivos. No caso de herpes canina, o tratamento também segue a mesma linha de raciocínio. São comumente feitos procedimentos para aliviar os sintomas que aparecem, a fim de reduzir o desconforto do animal até que o ciclo da doença termine. O principal motivo para os tratamentos sintomáticos, ou seja, que tratam os sintomas, é o fato de que os problemas são causados por vírus. Assim, é necessário esperar que o ciclo viral se complete, já que não existem medicamentos que atuem diretamente nessas estruturas.   Fonte: Dra. Livia Romeiro, do Vet Quality Centro Veterinário 24h (www.vetquality.com.br)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.