22/06/2023 às 23h43min - Atualizada em 22/06/2023 às 23h43min

​Junho Vermelho: o que você precisa saber antes de doar sangue

Campanha do mês busca engajar mais pessoas para o ato que salva vidas

Todos os anos, o mês de junho é marcado por diversas ações no país em torno da importância da doação de sangue, com mobilização de hemocentros e hospitais. O sangue é capaz de salvar até 4 vidas com uma única doação e pode ser utilizado em diversas situações, desde anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias e até no tratamento contra o câncer e outras doenças graves.
Antes de doar, é importante que o interessado saiba que precisa estar apto, principalmente apresentando boa condição de saúde. “É importante citar as condições para que o doador se prepare antes e desmistificar algumas dúvidas que a maioria das pessoas têm sobre a doação”, explica o gerente médico das Unidades Ambulatoriais do Trasmontano Saúde, Dr. Rafael Moredo.

Passo a passo da doação
No hemocentro, o doador realiza primeiro um cadastro com dados pessoais e gerais. Depois, ocorre a triagem clínica, entrevista que avalia as condições de saúde e possíveis os riscos para quem vai receber.
A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos, e é realizada com material esterilizado, descartável, sem riscos ao doador. Após o ato, é importante que quem doou se alimente, beba água e evite esforço físico exagerado. Além disso, não deve ingerir bebidas alcóolicas por pelo menos 12 horas, fumar por cerca de 2 horas nem dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.
Saiba alguns mitos e verdades:

Preciso estar em jejum para a doação?
Mito. A questão da alimentação confunde algumas pessoas, que pensam ser necessário o jejum, quando, na verdade, o paciente deve estar alimentado e descansado, evitando alimentação gordurosa nas 03 horas que antecedem a doação.

A doação de sangue engrossa o sangue?
Mito. Doar sangue não afina nem engrossa o sangue.

Posso doar sangue menstruada?
Verdade. Claro que pode! Desde que não sofra de hipermenorreia ou outras alterações menstruais, pode doar sangue tranquilamente.

Apenas maiores de 18 anos podem doar?
Mito. É preciso ter entre 16 e 69 anos, portar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial, pesar no mínimo 50 kg.

Gestantes e lactantes não podem doar?
Verdade. As mulheres que estão grávidas ou amamentam devem esperar 12 meses para que possam ser doadoras de sangue.

Quem tem tatuagem não pode doar sangue. 
Mito. Desde que esperem o período de 12 meses após a realização do procedimento, as pessoas que fizeram tatuagem e outros procedimentos com perfuração na pele podem doar sangue.

O doador não pode ter ingerido álcool antes da doação.
Verdade. O doador não pode ter consumido álcool nas 12 horas que antecedem a doação.

Após a primeira doação, só é permitida uma nova após 12 meses.
Mito. Mulheres podem doar a cada três meses, já os homens podem doar a cada dois meses.

Serviço: Trasmontano Saúde

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.