07/06/2023 às 22h52min - Atualizada em 07/06/2023 às 22h52min

​‘Junho Verde’ visa chamar atenção para a escoliose idiopática do adolescente

Doença é caracterizada pela curvatura anormal da coluna vertebral e pode causar dores excruciantes

A escoliose idiopática do adolescente (EIA) é uma patologia caracterizada pelo desvio progressivo da coluna (conhecida popularmente como coluna em “S”) e, segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença atinge cerca de 6 milhões de brasileiros e aproximadamente 4% da população mundial (mais de 250 milhões de pessoas).
Segundo André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, a doença é chamada de ‘idiopática’ por não ter uma causa aparente. “Estima-se que fatores genéticos e doenças neurológicas podem influenciar no seu desenvolvimento. A patologia surge na fase de crescimento do adolescente, conhecida como fase do estirão e pode evoluir a ponto de necessitar de intervenção cirúrgica. Adolescentes do sexo feminino são as mais afetadas”.
A EIA não tem cura, mas o diagnóstico precoce ajuda a conter sua evolução. “É muito importante que os pais e responsáveis saibam que o diagnóstico precoce é simples de ser realizado e pode minimizar a evolução desta doença ao observar o alinhamento dos ombros, simetria das escápulas e espaço entre a cintura e os braços”, orienta o especialista.
Ainda segundo o Dr. André Evaristo, que realizou mestrado europeu em saúde pública sobre o tema, a escoliose pode ser diagnosticada precocemente e isso permite à criança receber o tratamento adequado, de modo a conter a evolução da doença. “Diante de qualquer discrepância, a criança/adolescente deve ser encaminhada ao especialista em coluna para acompanhamento e uso de coletes ortopédicos, se necessário”. 
Este simples gesto pode evitar a sua evolução, que afeta tantos jovens, que pode causar perda de qualidade de vida, prejudicar a autoestima, causar muita dor, além de alterar o desempenho do indivíduo em vários aspectos biomecânicos. “O tratamento com o médico especializado é fundamental para que o estilo de vida do paciente seja o melhor possível”, finaliza o especialista em coluna.
Dr. André Evaristo Marcondes – Ortopedista Especializado em Coluna. Instagram: @dr.andrecoluna | dicasdrcoluna.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.