01/06/2023 às 23h31min - Atualizada em 01/06/2023 às 23h31min

​População reclama da demora por uma simples consulta nas UBS da região

Comunidade  reclama que não consegue uma simples consulta, para troca de receita ou nova medicação nas AMA/UBS e reivindica maior oferta de hospitais de qualidade. Entretanto, a quantidade de leitos não é a mesma de alguns anos atrás, com a diminuição de espaços disponíveis aos cidadãos. 

Depoimentos apontam problemas
“Chegamos antes das 7 h da manhã para retirar uma senha de consulta na UBS Vila Sonia. Ficamos até as 10 h esperando, quando nos foi informado que ‘não havia mais senhas’ e como só havia duas médicas atendendo, tivemos que nos retirar sem atendimento. Boas instalações, mas sem condições de atender a comunidade da região. Faltam médicos e infraestrutura”. I.L.

“Falam que estão investindo na saúde, mas é pura mentira. Coitados dos idosos, deficientes e grávidas, que para ter acesso a uma consulta médica, tem que chegar às 06h30 para conseguir pegar uma das 50 senhas que são distribuídas na AMA/UBS Integrada da Vila Sônia, localizada na rua Abraão Calil Rezek, 61. Se 'tiver a sorte' de ganhar uma senha, depois tem que esperar mais umas 3 a 4 horas e ainda não ser atendido pela sua ‘excelência’, a médica. É uma vergonha total, eles tratam as pessoas como se fossem escravos. Em outras palavras, é isto! O menor respeito pelas pessoas. Para trocar uma simples receita você tem que passar por tudo isso. Uma burocracia desgastante, sem o menor sentido. Total desrespeito pelo enfermo! A saúde está um caos”. M.L.F.

Secretaria responde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste, 'tentou' explicar a ausência de médicos e falta de atendimento à população, mas não convenceu. "A Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Sônia oferece, diariamente, vagas nas especialidades de clínica geral, pediatria e ginecologia para o mesmo dia ou para agendamentos. Realiza em média 2,4 mil consultas por mês, entre clínica médica, ginecologia, pediatria e de enfermagem. A AMA realiza em média 3,9 mil consultas de clínicos e pediatras por mês". A resposta motiva a importância de aumentar o numero de profissionais, para realizar melhor e rapidez no atendimento aos pacientes. Informa ainda que na terça-feira (30), até as 8h, foram realizadas 44 coletas, atendidos seis usuários na vacinação e 72 foram encaminhados para consultas para a mesma data, sendo 55 com clínico geral e 17 com ginecologista. Este número de atendimentos mostra que a AMA/UBS precisa urgentemente de mais médicos e atendimento agilizado, pois atende uma população de mais de 50 mil habitantes ao seu redor.

Hospital Sorocabana passará para 200 leitos 
O prefeito Ricardo Nunes sancionou a lei que autoriza o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a receber a doação do terreno do governo estadual onde está instalado o Hospital Central Sorocabana, na Lapa, região Oeste da capital. O Projeto de Lei 186/2022 havia sido aprovado por unanimidade, no início de maio, pelos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo. Nunes apontou que o hospital será uma referência na região da Lapa e disse que não medirá esforços para iniciar as obras ainda neste ano. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.