01/06/2023 às 23h19min - Atualizada em 01/06/2023 às 23h19min

​Dia Nacional do Teste do Pezinho: saiba tudo sobre este exame

Nesta terça-feira (6) comemora-se o Dia Nacional do Teste do pezinho, exame obrigatório realizado em recém-nascidos com o objetivo de detectar uma série de doenças e condições congênitas
Com a coleta e análise de apenas algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê é possível identificar precocemente e prevenir complicações de diversas doenças que não apresentam sintomas no período neonatal (0 a 28 dias de vida), mas podem levar a deficiências ou afetar gravemente a saúde da criança.
coleta do sangue deve ser realizada entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê e é disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa Nacional de Triagem Neonatal consegue identificar até seis doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.
Quando tratadas a tempo, as chances de sequelas são reduzidas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. O exame pode ainda fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança.
“A maioria das doenças não apresenta sintomas ao nascimento, por isso o teste auxilia no diagnóstico e tratamento precoce desses pacientes. Algumas doenças raras quando são tratadas precocemente, possibilitam a eliminação de possíveis sequelas para o futuro da criança”, alerta Daniela Fiorenzano, pediatra da Maternidade São Luiz Star.
A unidade da Rede D’Or, localizada na zona Sul da capital paulista, oferece uma versão ampliada do Teste do Pezinho, capaz de identificar 48 doenças.
O exame do pezinho é obrigatório?
O teste é obrigatório e gratuito para todos os recém-nascidos. Este exame faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde. Todos os estados do país estão credenciados para realizá-lo.
O bebê sentirá dor na coleta do exame?
As mamães e papais costumam ficar preocupados com a realização de exames em seus bebês recém-nascidos. Mas é importante lembrar a importância, mesmo que cause algum desconforto.
O teste é feito rapidamente, e a coleta de sangue é realizada no calcanhar por ser uma região bastante vascularizada, sendo fácil a coleta de algumas gotinhas de sangue.
Quanto tempo demora o resultado?
O tempo de espera para receber o resultado do teste do pezinho é de 10 dias.
O que fazer caso o resultado der positivo?
Caso o resultado seja positivo para alguma doença, o melhor é fazer um novo teste para confirmar. Além disso, o acompanhamento regular com o pediatra é essencial para que ele possa estar ciente das manifestações clínicas da doença.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.