19/05/2023 às 01h32min - Atualizada em 19/05/2023 às 01h32min

Dia e Noite - 19/05/23

Palestra do Jornalista Sérgio de Castro no Rotary Saúde, Zona Sul
“Estivemos no RCSP-Saude, presidido por Pedro Rodrigues, e pudemos fazer uma concorrida palestra sobre convivência, literatura, mídia rotária e a importância da ABROL. Tivemos a importante companhia do Governador Samir N. Khoury, Presidente ABROL - São Paulo. Foram momentos de puro rotarismo e companheirismo”. (Sérgio de Castro)

Almoço da Gazeta de Pinheiros no “Tasca do Zé e da Maria”
Marcos Leite Bastos, arquiteto e urbanista, Nadir Mezerani, Ana Lucia Donnini, diretora da Gazeta de Pinheiros e João Del Nero, presidente empresa Figueiredo Ferraz em reunião almoço no Restaurante Tasca do Zé e da Maria dia 8 último.

Virada Cultural terá 500 atrações que reunirão 4 milhões de pessoas 
Com mais de 500 atrações espalhadas por todas as regiões da cidade e apresentações de artistas como Ferrugem, Dilsinho, Anavitória, Tierry, Victor Fernandes, Tássia Reis, Supla, BaianaSystem, Karol Conká e o grupo Pixote, a Virada Cultural do Pertencimento 2023, programada para os dias 27 e 28 de maio na cidade de São Paulo, deve reunir 4 milhões de pessoas e gerar cerca de 1.800 postos de trabalho diretos ou indiretos e retorno de R$ 400 milhões para o município. O investimento é de cerca de R$ 40 milhões.

Campanha de reciclagem da SAAP: veja como será e o que pode ser levado
Anote na agenda: em 3 de junho, das 9h às 17h, a SAAP - Associação dos Amigos do Alto de Pinheiros, fará a mais ampla da já tradicional coleta de recicláveis de no bairro. Os materiais devem ser levados no mesmo lugar das campanhas mais recentes: o estacionamento da ‘Local Imóveis’, a poucos metros da praça Pan-Americana: Av. Pedroso de Morais, 2.646. 
A coleta será em sistema de drive-thru: leve os materiais no carro. No local haverá uma equipe da ‘Recycare’ e voluntários para recolhê-los, organizá-los e esclarecer dúvidas. Como forma de agradecimento, quem participar vai ganhar uma muda de tempero.
Já roupas e cobertores em bom estado vão para o bazar da Igreja Presbiteriana de Pinheiros.

Thiaguinho Paúba no caminho certo 
No último final de semana aconteceu na ‘Praia dos Pescadores ‘em Itanhaem, a primeira etapa do SPSurf Estudantil realizado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo, onde os atletas representam suas escolas. ‘Thiaguinho Paúba’ representou muito bem o Colégio Joana D’arc conseguindo a nota 7,90,  vencendo uma das baterias na categoria Sub 12 e chegando até as semifinais. “Estou muito feliz com resultado, agradeço os apoiadores: Gazeta de Pinheiros, Fabrico Sp, Vanssurf, Frog Surboards e estarei forte para as próximas competições, rumo aos títulos Paulista e Brasileiro”, concluiu.

Dia das Mães no São Paulo FC
“G5 lotado para a comemoração antecipada do Dia das Mães da Ginástica Aeróbica, Artística e Rítmica.  As mamães puderam experimentar um pouquinho da experiência que seus filhos tem na prática de esportes tão bonitos. Parabéns a diretora Paula Reina Ascenção pela condução do departamento.  Um clube trabalhando para seu associado São Paulo FC“. diretor Dedé Gonçalves

A Estrada de Pinheiros: a via que ligava São Paulo (Páteo Do Colégio) à longínqua Aldeia de Pinheiros
O bairro de Pinheiros é um dos mais antigos bairros de São Paulo. Ele já existia como aldeamento em 1560, no mesmo ano em que a cidade tornou-se município. O que ligava São Paulo com Pinheiros era a chamada ‘Estrada de Pinheiros’. Era um caminho que fazia parte dos ‘Caminhos do Peabiru’, aberto por indígenas antes do descobrimento por Portugal.
Esta ‘Estrada de Pinheiros’ original nascia no centro da atual São Paulo, o Páteo do Colégio. A Estrada “nascia” no Piques, chamado atualmente de Praça da Bandeira.
A estrada  subia pela atual rua Quirino de Andrade, entrava pela Xavier de Toledo e pela rua da Consolação. Dali, subia a ladeira da Consolação, chegava ao topo do morro, que é um cruzamento com a atual avenida Paulista. Depois, descia pela avenida Rebouças. A alameda Santos e a rua Estados Unidos, não existiam ainda, foram abertas no final do século XIX.
Quando a velha estrada cruzava com o Rio Verde, atual cruzamento com a rua Henrique Schaumann e com a Avenida Brasil, ela seguia pelo que hoje é a Rua dos Pinheiros, até chegar ao Largo de Pinheiros. Lembrando que o trecho da Avenida Rebouças, entre a Avenida Brasil e o Rio Pinheiros, somente foi aberto nos anos 1930 e 1940. A foto mostra a avenida Brasil, que é um trecho da antiga Estrada de Pinheiros, em 1954.
Fonte: Viva a história antiga das cidades de São Paulo/ Amir Wayner

Histórico
Construção da ponte do Morumbi - 1969.
A ponte velha existe até hoje!
Na imagem a vista é em sentido contrário à foto do post
“No dia 22/03, comuniquei à Sabesp sobre um vazamento de água em frente à minha casa, na  rua João Batista Leme da Silva, 108. No mesmo dia compareceu um rapaz dizendo que era terceirizado de uma concessionária e veio constatar o vazamento, falou que já havia registrado e que iriam providenciar o conserto. No dia seguinte uma equipe passou fez uma marcação com tinta na calçada marcando o local para quebrar. Desde então ninguém mais apareceu, o vazamento segue constante e piorando, um absurdo pois é água limpa tratada, já estamos no dia 10/05 completando quase 2 meses tenho ao menos 5 protocolos e nenhuma providência foi tomada.” R.F.

Primeira-dama
“The best: clean, discreta e chiquérrima!  Paris merece mesmo ostentar o título de capital da moda. Olhem só a elegância da madame Macron, na minha opinião a que fez mais bonito na solenidade de coroação do rei Charles. Me fez lembrar da feliz definição do poeta e escritor Paul Geraldy: “elegância é a arte de não se fazer notar misturada ao cuidado sutil de se deixar distinguir”. Que sirva de exemplo pra muita primeira dama!” (Deise Sabbag)

Mortes no trânsito aumentam este ano
O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos e, assim, colocar em evidência o tema da segurança. O tema deste ano será “Juntos salvamos vidas”, em consonância com o que foi estabelecido pela Resolução Contran nº 871, de 13 de setembro de 2021. 
De acordo com a Agência Brasil, nos primeiros três meses deste ano, a cidade registrou o maior número de mortes no trânsito dos últimos sete anos. Ao todo foram 209 pessoas óbitos em decorrência de acidentes na capital paulista. Para comparação, no mesmo período de 2021 foram 202 casos fatais e, em 2022, 188. Apenas no dia de lançamento da campanha (2 de maio), cerca de 30 acidentes aconteceram na cidade. Pedro Augusto Borges, coordenador de Mobilidade Segura do Observatório de Segurança Viária, reforçou a necessidade do uso de cinto de segurança e de capacetes pelos motociclistas. O especialista ainda comentou sobre não usar o celular enquanto dirige. “Dirigir em São Paulo é estressante, você tem que dirigir por você e pelos outros”.
Palácio dos Bandeirantes: 58 anos de história e memória cultural em SP

O Palácio dos Bandeirantes completou 58 anos como a sede do Governo de São Paulo.
Ao longo dessas quase seis décadas, o prédio no bairro do Morumbi coleciona histórias e preserva a memória artística e cultural do estado. Histórias e lembranças
Os funcionários mais antigos lembram das histórias que até hoje permeiam o imaginário do corpo de servidores. Cerimonialista que por 36 anos, Christine Starr guarda tantas histórias sobre o local que, em 2013, lançou um livro de memórias. Ela lembra de detalhes das visitas de figuras como o presidente norte-americano Ronald Reagan, em 1982, com forte esquema de segurança que contou com atiradores de elite e cachorros rastreadores. Ou quando Nelson Mandela, em 1991, teve de ser amparado por um casaco emprestado pelo então governador Luiz Antônio Fleury por conta do frio intenso na capital paulista. Outro episódio lembrado com carinho por ela é o jantar oferecido pelo governo à princesa Diana e ao príncipe Charles, da Inglaterra, no início da década de 1990. “Foi o único jantar em que não faltou nenhum convidado”, relembra Christine.

Arquitetura e acervo artístico
O imóvel foi idealizado originalmente para sediar a Universidade Comercial Conde Francisco Matarazzo, mas acabou adquirido pelo Estado em 1964. No ano seguinte, a sede da gestão paulista foi transferida do Palácio dos Campos Elíseos, no centro histórico, para o imóvel no alto do Morumbi.
Atualmente, o acervo passa por uma reestruturação para recuperar a memória dos ambientes. Exemplo disso é o retorno da coleção de louçaria do Acervo dos Palácios para o Salão dos Pratos. O novo recorte curatorial será focado na história de São Paulo e do Brasil, entre outros temas.
A ideia é conectar a tradição e o passado do Governo do Estado com a contemporaneidade e aproximá-los da população.
“Valets” deixam carros nas ruas e afirmam o contrário
A “Câmera do Balanço”, reportagem do ‘Balanço Geral’, foi até a Vila Madalena e Pinheiros e descobriu que os manobristas não colocam os carros em estacionamentos, como afirmam. Imagens mostram os manobristas estacionando os veículos na rua. 
De acordo com a regulamentação, para a obtenção da permissão do serviço, é preciso apresentar a localização do estacionamento em que os veículos serão guardados, conforme declaração técnica subscrita por profissional com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA, bem como trajetos de ida e volta entre o estabelecimento e o estacionamento;
A Lei ainda aponta que as vagas sinalizadas para embarque e desembarque de passageiros destinam-se a qualquer usuário da via, ficando proibido o seu uso privativo. A empresa prestadora dos serviços de “valet”, ao longo de vias regulamentadas por estacionamento rotativo pago, deverá recolher os respectivos preços públicos à CET.

Raposo Tavares: a ‘Rodovia do Amor’
Segundo a ABMOTÉIS (Associação Brasileira de Motéis), um dos primeiros motéis de São Paulo foi aberto na região da Raposo: o Bariloche, inaugurado ainda na década de 70. Nos anos 80, o então prefeiro Jânio Quadros promulgou uma nova lei de zoneamento, fazendo com que a maioria dos motéis só pudesse abrir em rodovias e marginais. Foi justamente nessa época que a Raposo, talvez por causa da vegetação densa que caracterizava o lugar, deixando esses estabelecimentos tão discretos quanto possível, recebeu o maior número de novos motéis e começou a ser conhecida como a Rodovia do Amor. (fonte Veja S. Paulo 22/9/2017)

Barulho do Largo da Batata
“Gente, esta hora da madrugada do dia 30/4 e esta batucada no Largo. Deve ser algum bloco que ensaia e não se preocupa com a paz dos moradores do entorno. Este bairro está totalmente largado. Polícia não adianta chamar, prefeitura muito menos. Que inferno!” J.F.
“Escreva para o jornal Gazeta de Pinheiro e chame as TVs Record e/ou Bandeirantes para fazer uma reportagem, pois políticos só tem um pouquinho de medo da imprensa, e 2024 e ano eleitoral para o governo municipal:  prefeito e vereadores”. G.D.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.