28/04/2023 às 00h19min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h19min

​Protestos continuam contra a Revisão Plano Diretor

No último dia 27, houve protesto na frente da Câmara Municipal contra o Plano Diretor. “Um Projeto de Lei que não traz garantias de construção de moradia social, que afrouxa os mecanismos ambientais e o mais importante de tudo: sem democracia! Um projeto que não considerou a opinião da maioria da população e entrega nossa cidade para ganância do mercado imobiliário! Um projeto que está espremendo as audiências públicas em dias de semana no horário de trabalho justamente para a população não ter voz! O povo unido vai derrubar esse absurdo”, apontava a convocação do ato.

Mais uma baixa em Pinheiros
Após apenas 3 anos de funcionamento e disputas judiciais a tradicional’ Pizzaria Ciao ‘dará lugar a mais um prédio em Pinheiros. Em comunicado nas redes sociais, eles informaram que permanecem funcionando na Cunha Gago, 46, até o próximo sábado, dia 29 de abril.
Ao final do ano passado, a Gazeta de Pinheiros – Grupo 1 de Jornais trouxe depoimentos sobre o processo de verticalização da região.

“Mais uma demolição! Sinagoga de Pinheiros, antiga e cheia de Histórias vindo abaixo para dar lugar ao novo. E viva o Progresso!” N.G.

“Ninguém se preocupa com a história. Fundada em 1937, deveria ter sido tombada,uma pena.” N.C.

“Descobri que prédio da ACM perto da ex FBAC também vai cair e tudo por ali.” F.N.

“O que será deste bairro? Me assusta as notícias sobre demolições da característica do bairro e espigões que virão.” S.G.

“Fico pensando na sobrecarga de trânsito na rua Artur de Azevedo, com tanto carro saindo destes empreendimentos. Sem contar que esta movimentação de caminhões de terra, que saem da rua Francisco Leitão que, vão abalar muitas árvores que já estão condenadas.”V.D.

Protesto reúne entidades
Cerca de 500 entidades se reuniram em frente à Câmara Municipal. Defensoria Pública e conselheiros do CMPU alertam para erros graves de metodologia utilizada pela Prefeitura. 
A Frentes Pela Vida, coletivo do qual participa o Fórum Verde Permanente e que reúne cerca de quinhentas entidades de vários segmentos e regiões da cidade de São Paulo convocou para a Manifestação intitulada “Plano Diretor sem Povo NÃO É DEMOCRACIA!”. A manifestação reuniu as entidades e também manifestações artísticas, como grupos de percussão e o “Cortejo Floresta”do artista plástico Daniel Caballero.
A revisão do Plano Diretor (Projeto de Lei 127/2023) chegou à Câmara Municipal para a análise do Legislativo em 21/03, e, apressadamente, foram marcadas dezenas de audiências públicas em dias de semana e no horário de trabalho (17hs), com a pretensão de discutir temas complexos como habitação, meio ambiente, transporte, planejamento urbano em geral e dos bairros e muitos outros radicalmente importantes para o futuro da cidade, e em apenas dois meses.
Os coletivos questionam a metodologia das audiências e oficinas, além da própria consulta virtual ao cidadão, que precisam ser discutidas e alteradas com o aprofundamento dos debates.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.