23/03/2023 às 23h23min - Atualizada em 23/03/2023 às 23h23min
Praças na região carecem de manutenção
Em meio à cidade, a população busca por espaços de lazer. Além disso, entre tanto concreto, os espaços verdes também são valorizados. Porém, alguns não apresentam manutenção. A arborização é muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como a diminuição da poluição, diminuição do calor e do ruído, embelezamento e maior permeabilidade do solo são essenciais à qualidade de vida. Moradores locais lutam por áreas verdes e de lazer na região.
Depoimentos
“Praças e logradouros públicos com mato alto e lixo. Com exceção das áreas verdes adotadas por empresas, a grande maioria está com problemas de zeladoria”. L.D
"Inúmeras praças do Butantã, como a José Ória, Elis Regina, e outras anexas a escolas públicas e UBS e AMAs, estão uma verdadeira calamidade, em razão das chuvas frequentes e falta de zeladoria constante". L.M.
"Por que só as praças adotadas, que felizmente são a grande maioria no bairro, estão conservadas? As áreas públicas com grama enorme, sem podas frequentes, enfeiando as ruas e avenidas do bairros. Um 'puxão de orelha' na zeladoria das subprefeituras". O.M.
Áreas verdes na região
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), informa que a capital dispõe de 6.166 praças, canteiros e áreas verdes ativas para adoção no 'Programa Adote uma Praça'. Na região que compreende as Subprefeituras Butantã, Santo Amaro e Pinheiros, há 1.411 áreas verdes, sendo praças e canteiros.
A Subprefeitura Pinheiros dispõe de 392 praças, canteiros e/ou áreas verdes. Além disso, há na região três parques municipais e um estadual. Ao todo, 16 áreas foram contempladas no Adote uma Praça. A Subprefeitura Butantã dispõe de 550 praças, parques, canteiros e/ou áreas verdes na região sob a sua jurisdição. Ao todo, 213 áreas foram contempladas no Adote uma Praça e a Subprefeitura Santo Amaro dispõe de 171 praças, canteiros e/ou áreas verdes. Além disso, há quatro parques na região. Ao todo, 40 áreas foram contempladas no Adote uma Praça.
Vale esclarecer, que em caso de área verde superior a 30.000m², como é o caso dos parques, não estão contemplados com esse programa.
Mais facilidades para adotar uma praça
No ano passado, a Prefeitura ratificou as normas anteriores, até no âmbito da via eletrônica e da desburocratização dos serviços, para “aprimoramento de serviços de manutenção e zeladoria, bem como conservação e execução de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas de praças e de áreas verdes do município com área de até 30 mil m² sob administração exclusiva das subprefeituras”.
A subprefeitura local se encarrega de acompanhar e fiscalizar as ações e a vigência do acordo. No caso de empresas interessadas em adotar, o programa requer o compromisso de cuidar do espaço durante um ano, por meio de Termos de Cooperação. A parceria permite ao adotante (pessoa, associação ou empresa) instalar no local placas identificando quem é responsável pela zeladoria e preservação da área.