02/02/2023 às 23h26min - Atualizada em 02/02/2023 às 23h26min

​Casos de dengue aumentam em nossa região

A cidade de São Paulo tem tido recorrentes exemplos de altas temperaturas e chuvas de verão, a combinação ideal para o surgimento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças conhecidas como arboviroses (zika, chikungunya e febre amarela).
De acordo com a Associação dos Amigos do Alto de Pinheiros, SAAP, o número de casos de dengue quadruplicou de 2021 a 2022. Na cidade, o salto foi menor (59,7%). É o que mostram os dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Municipal da Saúde. Nossa região não registrou casos de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Nove dicas para prevenir a dengue durante o verão
A transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya ocorre pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que também pode transmitir a febre amarela. A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) tem atuado para evitar locais favoráveis ao desenvolvimento do mosquito transmissor, mas para combatê-los é necessário envolvimento de todos os segmentos da sociedade e trabalho conjunto com a área da saúde. Por isso, evite deixar acumular água limpa e parada.
1. Mantenha a caixa d’água sempre tampada, sem nenhum tipo de abertura;
2. Cuidado com o armazenamento de água em baldes, galões, bacias, tanques, cisternas e outros;
3. Elimine os pratos dos vasos de plantas. Substitua a água por terra ou troque a água uma vez por semana;
4. Cuidado com os cacos de vidros em muros, não tenha pontos com acúmulo de água;
5. Guarde garrafas e pneus virados com a boca para baixo ou tampadas;
6. Nos bebedouros de animais é importante trocar a água diariamente, lavar e esfregar o recipiente, no mínimo, duas vezes por semana;
7. Ralos e canaletas que não têm uso diário devem ser cobertos com telas que impeçam a entrada de mosquitos;
8.Não acumule entulho de obras, ferragens ou materiais inservíveis, principalmente em áreas abertas, expostos à água da chuva e 
9. Mantenha as calhas e lajes sempre limpas e sem pontos de acúmulo de água.
Sempre desentupa as calhas e as mantenha bem niveladas para não acumularem água. É importante criar pontos de saída de água da laje.

Transmissão e sintomas
A transmissão da dengue acontece exclusivamente pela picada do mosquito. A fêmea pica o doente e se infecta com o vírus. Depois, pica uma pessoa saudável e inocula o vírus junto com a saliva. Uma vez infectado, o mosquito transmitirá o vírus até o final de sua vida, que dura de 6 a 8 semanas. Sintomas: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; tontura, principalmente quando está em pé; sangramentos de mucosa e Sonolência ou muita irritabilidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.