19/01/2023 às 22h53min - Atualizada em 19/01/2023 às 22h53min

​Obras completamente paradas no Monotrilho Linha 17-Ouro do Metrô

As obras do Monotrilho-Linha 17 Ouro do Metrô que já deveriam ter sido entregues parcialmente, ainda não têm data de inauguração. De acordo com depoimentos, obras parecem estar completamente paradas. Até o fechamento desta edição, o Metrô não se posicionou.

Depoimentos apontam demora
“Obra devagar, quase parando na Av. Roberto Marinho que começou em 2012. De 3 bilhões que iria custar o trecho todo, agora incompletas as obras, vão ter aumento de 5 bilhões. Deveria ter 17 km. Agora nada! Obra já passou por 4 governadores. Foram paralisadas por acidentes, problemas judiciais, etc, etc... Tudo parado. Só 30% dos contratos foram feitos. Governo precisa dar um prazo final para a obra. Metrô informa que ‘60%’ está concluído.”L.M.
“Abandono, moradores de rua já invadiram os locais e o descaso continua há mais de dez anos. Não há disciplina e continuidade das obras. Por que?” .A.I.M.

Faltam poucas vigas
Ao final do ano passado, foi noticiado que, para a implantação da Linha 17-Ouro, as últimas vigas que compõem a via estavam sendo instaladas, assim como a montagem da cobertura das estações e a construção do pátio Água Espraiada. De acordo com informações do site Metrô/CPTM, faltavam apenas cinco vigas-trilho da Linha 17-Ouro no trecho da Marginal. Já o G1 afirma que, após Metrô assinar aditivo ao contrato, as obras ficaram quase R$ 14 milhões mais caras.

Primeiro trem da Linha 17-Ouro está na China
A composição é chamada de cabeça de série e serve de referência técnica para a fabricação de outras 13 que vão atender a futura linha. O monotrilho vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos. O trem exibido na videoconferência está na fábrica da empresa BYD, na cidade chinesa de Shenzhen.  Cada composição será formada por uma cabeça de série e cinco vagões.

Só 8,3 km de extensão
A Linha 17-Ouro terá 8,3 km de extensão total – incluindo trechos de manobras e pátio –, com oito estações que vão do Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM e conexão às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.

Linha 17 foi concedida à ViaMobilidade
Em 2018, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) realizou o leilão de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô. O objetivo de ceder a operação comercial das duas linhas ao setor privado, pelo período de 20 anos, foi atingido e o vencedor do certame foi o Consórcio Viamobilidade (formado pelas empresas Ruasinvest e Grupo CCR).

Plano de Expansão
O primeiro trecho do monotrilho, que terá uma extensão de 7,7 km operacionais, interligará a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Morumbi, com a Linha 5-Lilás do Metrô (operada pela ViaMobilidade) na Estação Campo Belo e o Aeroporto de Congonhas, na estação Congonhas.
Outros dois trechos, que devem passar pela comunidade Paraisópolis para se conectar à Linha 4, amarela, do metrô, seguem sem programação definida. De acordo com Joubert Flores, Diretor de Engenharia da BYD Brasil, essa parceria trará mais segurança aos usuários, que poderão contar com um serviço de mais qualidade e disponibilidade, com a garantia de que as obras seguirão todas as regulamentações e certificações previstas. 

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