12/05/2022 às 23h18min - Atualizada em 12/05/2022 às 23h18min

Governador anuncia a extensão do metrô entre Vila Sônia e Taboão da Serra

O governador Rodrigo Garcia liberou o início dos estudos para a extensão da Linha 4-Amarela do Metrô entre Vila Sônia e Taboão da Serra. Serão mais 3,3 km de extensão e duas novas estações: Dumont Villares (antiga Chácara do Jockey) e Taboão da Serra. A previsão para a finalização do projeto funcional, que prevê a coleta de informações e definições sobre o trecho, é para ainda este ano.
“Com a operação integral da estação Vila Sônia, outras ações serão feitas aqui na região sudoeste da Grande São Paulo. A primeira delas é que nós determinamos a confecção do projeto básico para definição do novo traçado da extensão da Linha 4 até Taboão da Serra. A mobilidade impacta a vida das pessoas e o funcionamento 100% da estação Vila Sônia vai melhorar a fluidez do trânsito de toda a região”, disse Rodrigo Garcia.

Horário total e ônibus gratuito
A estação Vila Sônia começou a operar em horário comercial nesta terça-feira (10), das 4h40 à meia-noite. Na mesma data também passou a circular o ônibus gratuito entre o terminal Vila Sônia e Taboão da Serra, um trajeto de três quilômetros que será feito por nove ônibus articulados.

Terminal de ônibus
O Terminal de ônibus da Vila Sônia deve ter o serviço de embarque e desembarque em funcionamento a partir do dia 21 de maio de acordo com o site ViaTrolebus . A informação surge de acordo com a divulgação da criação e remanejamento de linhas que atendem o terminal. A extensão no horário de operação da estação, das 4h40 até a meia noite também pode ocorrer no mesmo dia.

Faixas exclusivas
A Prefeitura, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT), Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entregou uma nova faixa exclusiva de ônibus, que vai melhorar o tráfego de coletivos no entorno do Terminal Vila Sônia.
Com extensão aproximada de 650 metros, a nova faixa fará conexão com as faixas de ônibus das Avenidas Francisco Morato e Eliseu de Almeida, e atenderá nove linhas municipais, além de itinerários intermunicipais com destino ao Terminal Vila Sônia. As faixas exclusivas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados das 6h às 15h. Fora desses dias e horários, o uso é livre pelo tráfego geral e a política de estacionamento deverá seguir a regulamentação da via.

Histórico
As obras da Linha 4-Amarela começaram em 2005, marcadas por acidentes. O episódio mais grave ocorreu em 2007, quando uma cratera de 80 metros de diâmetro e 30 de profundidade se abriu no canteiro de obras da Estação Pinheiros, engolindo caminhões e matando sete pessoas. Além das mortes, 66 imóveis tiveram a estrutura abalada pelo acidente.
No dia 25 de maio de 2010, foi inaugurada a Linha 4-Amarela. De início, havia apenas a operação entre as estações Faria Lima e Paulista. Hoje, o traçado do ramal compreende as paradas Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã e São Paulo-Morumbi.
A chamada ‘Fase 3’ conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, foi prometida também em anúncio do ex-governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de R$ 1,2 bilhão.
Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ‘ViaQuatro’ com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiaria cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação. Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.