24/03/2022 às 22h45min - Atualizada em 24/03/2022 às 22h45min

​Pós-operatório de mama. Pode dirigir, lavar o cabelo e usar sutiã?

Cirurgião plástico responde às quatro principais dúvidas

Acabei de colocar a prótese de silicone, será que posso lavar o cabelo? Só durmo de bruços e acabei de colocar silicone...tem algum problema? Essas são algumas das perguntas mais frequentes no pós-operatório e, por isso, a importância de sair da cirurgia já com as respostas e orientações do especialista que fará a cirurgia.
O Dr. Fernando Amato, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), aponta abaixo suas orientações às pacientes, mas lembra: “Toda orientação é personalizada, pois dependerá da paciente e da cirurgia que foi realizada”.

Após uma cirurgia de mama, posso tomar banho e lavar o cabelo?
Dr. Amato diz que é muito adepto ao banho no pós-operatório, desde que seja bem orientado, já que a cirurgia pede alguns cuidados. “Não são limitações de movimento porque isso trabalho com as minhas pacientes no pós-operatório imediato. É preciso ter movimentação ativa, porém assistida, ou seja, alguém olhando e ajudando a movimentar o braço. A maioria das pacientes que passam por cirurgia de mama tem medo de que aconteça algo com a prótese e acabam ficando com os braços grudados ao lado do corpo, o que causa tensão nos ombros e pode até causar rigidez na articulação do ombro”, explica o especialista.
O cabelo também pode ser lavado, mas com cautela aos movimentos feitos com os braços. A recomendação do médico é que pacientes com cabelos longos aproveitem para ir ao cabelereiro para lavá-los. “Traz conforto e tranquilidade no pós-operatório, principalmente, na primeira semana. O ideal é que alguém lave o cabelo para a paciente, por isso, antes da cirurgia, já combine com mãe, irmã, marido para que acompanhe os banhos no pós-operatório.

Existe um sutiã específico para usar depois da cirurgia?
Dr. Fernando Amato prefere indicar o sutiã pós-operatório, que é aquele em que a costura fica do lado de fora, levando mais conforto à paciente. Mas o especialista explica que essa indicação depende da cirurgia que foi realizada. 
Além do sutiã, há a possibilidade do enfaixamento em torno do tórax da paciente, que fica com a bandagem até o primeiro retorno do pós-cirúrgico. Outra opção é o taping, que pode ajudar no desinchaço da mama e dá segurança à paciente.

Posso dirigir depois da cirurgia plástica?
Após a cirurgia de mama há algumas restrições preventivas. O movimento ao volante é possível de ser feito, mas a recomendação é não dirigir. “Às vezes, pode ter algum movimento brusco, uma freada mais forte, o que pode abrir os pontos ou até causar sangramentos. A recomendação deve ser individualizado e depende da conduta de cada médico. Eu oriento a começar a dirigir depois da terceira semana após o procedimento, mas de acordo com o quadro de evolução do pós-operatório, podendo voltar ao volante só depois de um mês e meio”, explica Dr. Amato.
Qual a posição mais recomendada para dormir após uma cirurgia de mama?
Para quem gosta de dormir de bruços, mas fez uma cirurgia de mama....no pós-operatório é preciso dormir com a mama virada para cima e, para pessoas que não estão acostumadas, isso pode ser desconfortável.
“Mas temos algumas alternativas: juntamente com uma equipe de fisioterapeutas, ajudo a paciente a encontrar uma posição mais confortável e que não prejudique a cirurgia de mama. Uma dessas posições pode ser de lado, apoiada em travesseiros, de forma que a mama não tenha nenhuma compressão lateral. O perigo de algumas posições para dormir no pós-operatório é a mama sofrer algum tipo de compressão e o silicone se movimentar, prejudicando os resultados da cirurgia”, comenta Dr. Fernando Amato.
Serviço: https://plastico.pro/ www.amato.com.br Instagram: https://www.instagram.com/meu.plastico.pro/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.