03/02/2022 às 22h27min - Atualizada em 03/02/2022 às 22h27min

​Como cuidar do seu pet no verão?

A prevenção é sempre a melhor forma de evitar o aparecimento de doenças e problemas de saúde, especialmente durante o verão, estação do ano em que os cães costumam ficar mais expostos ao sol e ao ar livre.
“No verão, os tutores acabam saindo da rotina, levando os pets para passeios, praias e piscinas. Portanto, os cuidados precisam ser redobrados”, explica Sálua Carolina Cataneo, Dermatologista veterinária e Gerente de marketing da Soft care, marca da Pet Society.
Abaixo compartilhamos seis dúvidas e respostas para manter seu pet saudável durante o verão:

Quais os cuidados na hora do passeio?
Os cães adoram passear e, durante a estação mais quente do ano, não poderia ser diferente. Por isso, é importante que o tutor escolha com cuidado os horários para sair de casa com seu pet. “É importante atentar-se ao horário, priorizando os períodos da manhã (antes das 10h) e do final da tarde (após às 16h), levando sempre água fresca para hidratá-lo”.Outro cuidado indispensável no passeio é verificar a temperatura do chão, para não queimar as patas e coxins. “Recomendamos o uso de hidratantes a base de D-Pantenol, como a Pet Glove, antes do passeio. Assim, as patas estão sempre protegidas”.

Qual a frequência ideal de banhos durante o verão?
No verão, os pets entram no ritmo de férias e diversão com os tutores e acabam saindo da rotina diária, indo para piscina, praia e trilhas. Por isso os cuidados com o banho devem ser redobrados afim de evitar o acúmulo de sujidades e ectoparasitas que podem levar à coceira e irritação. “Os banhos ajudam a regular a hidratação e a manter a higiene, além de retirar o excesso de sal ou cloro do mar e da piscina. Por isso, recomendamos o banho uma vez por semana ou sempre que o cachorro se molhar”.

Posso usar secador no meu pet?
A secagem é muito importante, seja no frio ou no calor, para prevenção de fungos e bactérias que se proliferam nos pelos e na pele molhados.  “é importante secar muito bem o pet com toalhas e sopradores ou utilizar o secador no modo frio ( evitar o quente para não aumentar a temperatura da pele)”.Ao contrário do que dizem, não deve deixar o pet exposto ao sol para secar, pois tal comportamento pode elevar a temperatura corporal do cão, causando até hipertermia.

Pets precisam usar protetor solar no verão?
A hidratação para a pele e pelagem é sempre recomendada, especialmente no verão. “Sim, é recomendado o uso de loção hidratante, que protege a pele contra rádios UVA e UVB, além de combater o envelhecimento precoce..

Devo tosar no verão?
As tosas devem ser feitas de acordo com a recomendação da raça, mas não de acordo com a estação do ano. “A pelagem dos pets funciona como um filtro físico que protege a pele no verão da exposição direta ao sol. Como os pets não suam pela pele, não há transpiração e nem resfriamento, então quem faz esse papel é o pelo. Ao remover o pelo, remove-se a proteção deixando a pele exposta ao sol e mais suscetível à queimaduras”, enfatiza Sálua. Portanto, nada de novidades. Seguir sempre a rotina normal de tosa do pet.

Saiba mais em: https://softcarepetsociety.com.br  https://petsociety.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.