05/08/2021 às 22h50min - Atualizada em 05/08/2021 às 22h50min

Concessão das Linha 5-Lilás e Linha 17-Ouro do Metrô devem agilizar obras

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) realizou o leilão de concessão das Linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô (Monotrilho), o que deve agora com a contiuidade das obras haver maior agilização. O objetivo de ceder a operação comercial das duas linhas ao setor privado, pelo período de 20 anos, foi atingido e o vencedor do certame foi o Consórcio Viamobilidade (formado pelas empresas Ruasinvest e Grupo CCR). Monotrilho A linha 17-Ouro, com tecnologia de monotrilho, integrará o aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária da capital paulista. O trecho de 7,7 quilômetros de extensão compreenderá oito estações elevadas (Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi) e um pátio de estacionamento e manutenção, chamado Água Espraiada. Com demanda diária prevista de 200 mil passageiros, a linha 17 será integrada à linha 5-Lilás do Metrô e à linha 9-Esmeralda da CPTM. Em dezembro, foram retomadas as obras civis da Linha 17-Ouro, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos de São Paulo. Junto ao secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, foi emitida a Ordem de Serviço para que a empresa Coesa Engenharia inicie de imediato as atividades para o acabamento da via e de sete estações, retomando assim as últimas atividades pendentes para a implantação da Linha 17. As obras da futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, reiniciadas em janeiro deste ano, após um longo imbróglio judicial envolvendo outras empresas participantes da licitação, seguem a todo vapor. O projeto prevê um total de quatro etapas até a conclusão, prevista para o início de 2024. O investimento total deve alcançar R$ 988 milhões de reais, que serão cobertos pelas licitantes. Plano de Expansão O primeiro trecho do monotrilho, que terá uma extensão de 7,7 km operacionais, interligará a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Morumbi, com a Linha 5-Lilás do metrô (operada pela ViaMobilidade) na Estação Campo Belo e o Aeroporto de Congonhas, na estação Congonhas. Outros dois trechos, que devem passar pela comunidade Paraisópolis para se conectar à Linha 4, Amarela, do Metrô, seguem sem programação definida. De acordo com Joubert Flores, Diretor de Engenharia da BYD Brasil, essa parceria trará mais segurança aos usuários, que poderão contar com um serviço de mais qualidade e disponibilidade, com a garantia de que as obras seguirão todas as regulamentações e certificações previstas. Atrasos Em 2016, o cronograma de entrega do monotrilho foi alterado após o abandono das obras pelas empreiteiras responsáveis por construir três estações e o pátio de trens, obrigando a contratação de novas empresas para continuar os trabalhos. Em abril de 2019, o Metrô iniciou um processo de rescisão do contrato com o Consórcio Monotrilho Integração (formado pelas empresas CR Almeida, Andrade Gutierrez e Scomi) em função dos constantes atrasos e redução do ritmo das obras civis da via, implantação do sistema de sinalização e fornecimento de trens. A Companhia adotará todas as medidas legais para retomar os trabalhos e garantir que a linha seja concluída o mais breve possível e disponibilizada ao público. Em dezembro de 2019, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, negou pedido do Metrô para derrubar liminar concedida pela 6ª Vara da Fazenda Pública. A decisão de Primeiro Grau suspendeu licitação para execução de obras civis remanescentes, acabamento, paisagismo, comunicação visual e instalações hidráulicas na Linha 17 – Ouro, sob o argumento de que 207 certidões de “acervo técnico” trazidas pela empresa Constran, no valor de mais de R$ 244 milhões, não seriam hábeis para comprovar patrimônio líquido suficiente para garantir o contrato, colocando em risco sua execução.


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