18/03/2021 às 21h45min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h17min

Estação Vila Sônia do Metrô com terminal de ônibus só deverá funcionar a partir de maio

A Estação Vila Sônia deve atender um público de cerca de 90 mil pessoas por dia, quando em operação total. A ampliação da Linha 4 - Amarela até o local havia sido prometida para dezembro, depois para janeiro, posteriormente em março e agora seu funcionamento supostamente em maio. Área técnica responsabiliza a pandemia como uma das causas dos adiamentos. De dezembro 2020 para maio 2021 Há cerca de um mês, a Gazeta de Pinheiros/Jornal do Butantã/Morumbi News/São Paulo News/Tribuna de Santo Amaro – Grupo 1 de Jornais enviou questionamentos para o Governo do Estado sobre o atual estágio da Estação Vila Sônia. Entretanto, até o momento do fechamento desta edição, a informação mais segura é que o início dos trabalhos se dará em maio pela Secretaria de Transportes, que afirma ainda estar aguardando um posicionamento da área técnica. A Estação havia sido prometida para começar seu funcionamento em janeiro. Ao final do ano passado, mesmo com a pandemia, o Metrô informava que permanecia com a perspectiva de entrega da Estação Vila Sônia para dezembro. A Estação fará parte da Linha 4 – Amarela e contará ainda com um terminal de ônibus metropolitanos. A perspectiva é que a Estação atenda cerca de 90 mil pessoas por dia., a partir de maio. Segundo material divulgado na época, em dezembro seriam concluídas as obras civis da estação terminal da Linha 4-Amarela, de mais 1,5 km de vias, do terminal de ônibus e a ampliação do Pátio de Manutenção. Não há confirmação sobre o estágio atual das obras. Histórico As obras da Linha 4-Amarela começaram em 2005, marcadas por acidentes. O episódio mais grave ocorreu em 2007, quando uma cratera de 80 metros de diâmetro e 30 de profundidade se abriu no canteiro de obras da Estação Pinheiros, engolindo caminhões e matando sete pessoas. Além das mortes, 66 imóveis tiveram a estrutura abalada pelo acidente. No dia 25 de maio de 2010, foi inaugurada a Linha 4-Amarela. De início, havia apenas a operação entre as estações Faria Lima e Paulista. Hoje, o traçado do ramal compreende as paradas Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã e São Paulo-Morumbi. Fase 3 até Taboão da Serra A chamada ‘Fase 3’ conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, foi prometida na época, também em anúncio do ex-governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de R$ 1,2 bilhão. Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ‘ViaQuatro’ com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiaria cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação. Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.


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