Parque Ecológico Guarapiranga e outros são revitalizados
Mais de R$ 20 milhões foram investidos para a requalificação de três importantes áreas verdes da Região Metropolitana: o Parque Ecológico do Guarapiranga, na zona sul da capital, o Parque Várzea do Embu-Guaçu – Professor Aziz Ab’Sáber, em Embu-Guaçu, e o Parque Jequitibá, localizado entre São Paulo e Cotia. As intervenções têm como foco a modernização da infraestrutura, ampliação de áreas de lazer, reforço da segurança e fortalecimento das ações de educação ambiental.
Primeira grande reforma
O parque, criado por decreto estadual em 1989 e inaugurado em 1999, passa por sua primeira grande reforma desde a abertura. Com aporte de aproximadamente R$ 12 milhões, as obras no Guarapiranga incluem modernização de edificações administrativas e de atendimento ao público, como o antigo prédio da Polícia Ambiental, centro informativo, sanitários e lanchonete. Segundo a Semil, a expectativa é de aumento de até 30% no número de visitantes, atualmente em cerca de 276 mil por ano.
Em Embu-Guaçu, o Parque Várzea do Embu-Guaçu – Professor Aziz Ab’Sáber recebe investimentos de cerca de R$ 1,5 milhão. Integrado à Trilha Interparques, o espaço recebeu quase 97 mil visitantes em 2025.
Já o Parque Jequitibá, entre São Paulo e Cotia, recebe mais de R$ 7,3 milhões em melhorias. Aberto ao público em 2019, o parque é considerado um importante remanescente de Mata Atlântica.