18/02/2021 às 21h43min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h19min

O mistério da Estação Vila Sônia do Metrô

Prometida para dezembro de 2020, a Estação Vila Sônia da Linha 4 – Amarela permanece um mistério. Questionados sobre previsão de entrega, fase de testes e sobre o estágio das obras, a Secretaria de Transportes do Estado não informa ninguém, nem aos jornalistas, até o fechamento desta edição. Ao final do ano passado, mesmo com a pandemia, o Metrô informava que permanecia com a perspectiva de entrega da Estação Terminal Vila Sônia para dezembro, que contará também com um terminal de ônibus metropolitanos. A perspectiva é que a Estação atenda cerca de 90 mil pessoas por dia. Segundo material divulgado na época, em dezembro seriam concluídas as obras civis da estação terminal da Linha 4-Amarela, de mais 1,5 km de vias, do terminal de ônibus e a ampliação do Pátio de Manutenção. Não há confirmação sobre o estado atual das obras. Histórico As obras da Linha 4-Amarela começaram em 2005, marcadas por acidentes. O episódio mais grave ocorreu em 2007, quando uma cratera de 80 metros de diâmetro e 30 de profundidade se abriu no canteiro de obras da Estação Pinheiros, engolindo caminhões e matando sete pessoas. Além das mortes, 66 imóveis tiveram a estrutura abalada pelo acidente. No dia 25 de maio de 2010, foi inaugurada a Linha 4-Amarela. De início, havia apenas a operação entre as estações Faria Lima e Paulista. Hoje, o traçado do ramal compreende as paradas Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã e São Paulo-Morumbi. A chamada ‘Fase 3’ conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, foi prometida também em anúncio do ex-governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de R$ 1,2 bilhão. Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ‘ViaQuatro’ com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiaria cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação. Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos. Site Em outubro, o site Metrô-CPTM também divulgou imagens aéreas feitas pelo canal do Youtube iTechdrones da Estação Vila Sônia. No vídeo disponível no youtube, é possível ver imagens captadas por um drone das obras em fase adiantada. Segundo o Metrô-CPTM, o prédio principal ainda ganhará brises e para a circulação de ônibus ainda será construído um túnel. Por este túnel, devem passar ônibus que chegam ao terminal e a saída se dará pelo nível da superfície. Estação Taboão da Serra Mesmo com o estabelecimento da quarentena, o Governo do Estado ‘manteve’ a previsão de entrega da Estação Vila Sônia para dezembro de 2020, mas não cumpriu com as datas e faz mistério sobre a data provável de início dos testes. Já a Estação Taboão da Serra permanece sem previsão para início das obras, mas segundo informações os estudos estão adiantados, para não se perder todo o investimento feito, pois esta continuidade está sendo prometida desde 2012. Outra promessa feita e não cumprida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.