Mutirão simultâneo mobiliza voluntários na Capital

Por
2 Min

Um mutirão de limpeza realizado simultaneamente nas 32 subprefeituras de São Paulo recolheu cerca de 150 toneladas de resíduos no último dia 25 e reuniu mais de 1.900 voluntários em diferentes regiões da capital. A ação marcou o lançamento do Movimento SP, iniciativa da Prefeitura em parceria com o Instituto Limpa Brasil para reforçar a zeladoria urbana e estimular a participação da sociedade civil no combate ao descarte irregular de lixo.
Mensalmente
Segundo a administração municipal, a proposta será realizada mensalmente e pretende incentivar hábitos mais sustentáveis, ampliar a conscientização ambiental e reduzir a geração de resíduos na cidade.

Durante a mobilização, voluntários percorreram ruas, praças e áreas públicas equipados com kits compostos por coletes, luvas e sacos de coleta. Entre os materiais recolhidos estavam plásticos, papéis, embalagens e bitucas de cigarro, um dos resíduos mais comuns encontrados em vias urbanas.
Zeladoria
Paralelamente, equipes das subprefeituras executaram serviços de zeladoria, como corte de grama, manutenção de galerias pluviais, limpeza de espaços públicos e lavagem de ruas. A proposta foi integrar ações de limpeza emergencial com serviços permanentes de manutenção urbana.
O programa resulta da união entre a “Operação São Paulo Limpa”, da Prefeitura, e o projeto “Menos Lixo, Mais Clima”, do Instituto Limpa Brasil. A iniciativa também prevê um sistema de reconhecimento público, com categorias voltadas a escolas, universidades, lideranças e moradores, como forma de ampliar o engajamento.
O Movimento SP também se conecta às mobilizações globais do Dia Mundial da Limpeza 2026, agenda internacional reconhecida pela ONU e voltada à sustentabilidade e ao descarte responsável de resíduos.


Notícias Relacionadas »