Pinheiros está se consolidando como um dos maiores polos de mobilidade da cidade. Com à expansão do sistema metroviário, o bairro está prestes a se tornar o maior hub metroviário fora do centro, o que promete impulsionar uma onda de novos empreendimentos imobiliários na região, mas com preocupações da verticalização desenfreada, abastecimento irregular de água e esgoto pela Sabesp, caos no trânsito, internet irregular, falta de energia e outros problemas.
Linhas 16, 20 e 22 do Metrô
Atualmente, a Estação Pinheiros já integra a Linha 4-Amarela do Metrô com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, facilitando o deslocamento para diversas áreas da cidade. No entanto, as mudanças não param por aí. Planos futuros preveem a interligação com mais três linhas: a Linha 16-Violeta, a Linha 20-Rosa e a Linha 22-Marrom. Essas novas conexões transformarão a região em um ponto central de acesso, permitindo deslocamentos rápidos para várias regiões e aliviando a dependência do centro de São Paulo para quem precisa se deslocar para grandes distâncias.