O Governo do Estado de São Paulo abriu consulta pública para o projeto da Linha 16-Violeta do Metrô, que ligará as zonas leste e oeste da capital. Entre as mudanças recentes do traçado está a extensão até a futura Estação Teodoro Sampaio, localizada no bairro de Pinheiros, esquina das ruas Doutor Virgílio de Carvalho Pinto e Teodoro Sampaio. A inclusão permitirá uma integração tripla com as Linhas 20-Rosa e 22-Marrom, ampliando a conectividade do sistema metroviário.
A região escolhida é consolidada, com intensa circulação de pedestres e forte vocação comercial, incluindo escolas, clínicas, restaurantes, lojas e residências. O uso misto predomina, com comércios no térreo e residências nos andares superiores. Atualmente, o terreno abriga imóveis comerciais e residenciais, o que, segundo o Memorial Descritivo do Anteprojeto de Arquitetura, facilita a implantação da estação e do edifício técnico de operação, garantindo integração harmônica com o entorno.
A estação será totalmente subterrânea, construída pelo método NATM, com plataformas laterais de 6 metros de largura por 132 metros de comprimento, dimensionadas para suportar uma demanda de até 6.000 passageiros por hora. O acesso será feito por um hall de bilheterias no nível da rua, elevadores, três escadas rolantes e uma escada fixa. O trajeto até as plataformas incluirá três pavimentos intermediários e um mezanino inferior, que permitirá a futura conexão com as Linhas 20 e 22.