Linha 4-Amarela do Metrô segue operando por via única e normalização vai demorar
A Linha 4-Amarela do Metrô desde o último dia 13 vem funcionando com apenas uma via entre as estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, marcando o sexto dia consecutivo de operação afetada, após o descarrilamento de um trem ocorrido dia 9. A concessionária ViaQuatro informou que a normalização completa do ramal depende da chegada de peças específicas vindas da França, sem prazo definido para entrega ou instalação.
Descarrilamento
O incidente envolveu um trem que, ao sair de Vila Sônia com passageiros, descarrilou e teve um dos carros separado da composição, provocando risco aos passageiros. Apesar do susto, não houve feridos, mas a falha causou interferência na circulação que ainda persiste.
Segundo a ViaQuatro, será necessário substituir itens e equipamentos do sistema de sinalização, incluindo uma antena de comunicação feita sob medida, produzida na Europa e indisponível para pronta entrega. Enquanto as peças não chegam, o trecho afetado continuará operando em via singela, ou seja, um único trilho nos dois sentidos.
Plano de Apoio
Para minimizar o impacto aos passageiros, a concessionária mantém o ‘Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência’ (PAESE), com ônibus gratuitos como alternativa de trajeto. Durante os horários de pico — das 6h às 10h e das 15h às 20h — a operação é feita de forma intercalada: um trem percorre o trecho São Paulo-Morumbi – Luz, enquanto outro cobre o trajeto Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro – Luz.
Situação temporária
Em Vila Sônia, ponto mais crítico do ramal, há reforço de funcionários e controle de fluxo de passageiros para reduzir transtornos. A concessionária reforça que a situação é temporária, mas ainda não há estimativa de quando a linha voltará a operar normalmente nos dois trilhos.
O episódio evidencia a dependência de equipamentos importados e os desafios de manutenção do sistema privatizado, que embora seguro, enfrenta impactos significativos no cotidiano de milhares de passageiros da capital paulista quando ocorre uma falha técnica.