Leitor Escreve - 12/09/25
Envie suas críticas e sugestões pelas redes sociais @gazetadepinheiros ou pelo email [email protected]
CET é criticada por desrespeitar zona residencial em Boaçava, em meio a obras do Parque Villa-Lobos
Moradores da região da City Boaçava e Alto de Pinheiros, denunciam que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) autorizou estacionamento irregular em uma rua estritamente residencial, causando indignação na comunidade local. O episódio ocorreu na Rua Pau Brasil, na última quarta-feira (10), a partir das 6h45, durante filmagens realizadas dentro do Parque Villa-Lobos, que conta com estacionamento próprio.
Segundo relatos de moradores, o CET permitiu que veículos invadissem a rua residencial, alegando necessidade de acesso, apesar de existir estacionamento no próprio parque. “É inacreditável. Estão destruindo uma zona residencial, desrespeitando leis federais e municipais que regulam o uso dessas áreas”, afirma um representante da comunidade.
O grupo enfatiza que já existe um projeto de controle de acesso aprovado por cerca de 70% dos moradores, que aguarda apenas a assinatura de um decreto municipal para ser implementado. Os residentes ressaltam que a medida não se trata de fechamento do bairro ou elitismo, mas sim de proteção das chamadas Zonas Estritamente Residenciais (Zers). A insatisfação se estende à atuação da própria CET. Moradores relatam que, apesar de sugestões apresentadas, como a transformação de ruas que dão acesso à Avenida do Parque Villa-Lobos em contramão, nada foi efetivamente implementado. “O Presidente do CET parece apoiar a destruição do bairro. Funcionários da companhia, quando acionados, alegam que não há problema, ignorando as placas de uso restrito e as leis que resguardam as Zers”, criticam. A situação evidencia a tensão entre o desenvolvimento urbano ligado ao Parque Villa-Lobos e a preservação de áreas residenciais tradicionais, levantando dúvidas sobre a fiscalização e a efetividade da gestão do trânsito em regiões sensíveis da capital paulista. Concessionária Reserva Parques responde sobre as críticas da comunidade e entidades sobre a gestão ao Parque Villa-Lobos “A Concessionária Reserva Novos Parques Urbanos S.A., responsável pela gestão do Parque Villa-Lobos, vem a público manifestar-se em relação à matéria recentemente publicada por este veículo de comunicação, a qual traz críticas à gestão privada sem que tenha havido acionamento, prévio à publicação, da Concessionária para esclarecimentos. Consideramos essencial destacar que a publicação, ao não oportunizar o contraditório e a apresentação de informações oficiais, transmite à sociedade percepção incompleta e distorcida sobre a realidade da gestão, motivo pelo qual apresenta os esclarecimentos e convida o veículo a visita para conhecer as ações da Concessionária na área de Concessão. Informamos, que desde o início da concessão, a Concessionária investe de forma contínua em melhorias estruturais, ambientais e de segurança, cumprindo integralmente os compromissos assumidos perante o Estado de São Paulo, visando oferecer melhores estruturas aos usuários, além de ampliar o acesso e oferecer uma programação cultural, esportiva e de lazer diversificada para todos os públicos. Ressaltamos que todas as entregas obrigatórias previstas em contrato possuem prazo máximo de 72 meses para conclusão e a Concessionária vem buscando, inclusive, adiantar algumas destas entregas, assim como o fez com a reforma dos sanitários com duplicação do quantitativo de WCs e áreas dedicadas às práticas esportivas, além da ampliação da iluminação e da infraestrutura de serviços e de investimentos em monitoramento para melhora da segurança. Em relação aos eventos, todos seguem rigorosamente as regras legais e contam com as devidas autorizações dos órgãos públicos competentes. Além disso, cada atividade é previamente comunicada nos canais oficiais, garantindo transparência e acesso às informações. O Parque permanece sempre aberto e acessível à população, sendo os eventos parte de uma programação que busca diversificar os usos, atrair diferentes públicos e fortalecer a sustentabilidade financeira da operação. Vale destacar que grande parte dessas iniciativas é gratuita, contribuindo para ampliar o acesso da sociedade a atividades culturais, esportivas e de lazer de qualidade. Estamos atentos às manifestações da vizinhança e, por isso, ampliamos medidas técnicas de controle sonoro, além daquelas já realizadas pela equipe interna, em eventos de maior porte, com contratação de empresa especializada e independente para controle de emissão dos ruídos, de modo a garantir a harmonia entre a realização dos eventos com o bem-estar da comunidade do entorno. Os avanços alcançados são perceptíveis na conservação dos equipamentos, na ampliação da programação cultural e esportiva, na diversificação de serviços e na qualificação do atendimento ao público. A Concessionária reitera que está sempre à disposição da imprensa e da sociedade para prestar esclarecimentos. O diálogo transparente é parte essencial de nossa atuação.” Concessionária Reserva Novos Parques Urbanos S.A. SPTrans responde sobre a Teodoro Sampaio “Em atenção à nota publicada na Gazeta de Pinheiros de sexta-feira (29/8), a SPTrans reitera sua resposta de que não foram retiradas linhas de ônibus municipais da Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros. A SPTrans não administra as vagas de estacionamento por Zona Azul e, portanto, não respondeu sobre o tema. A Companhia de Engenharia de Tráfego informa que a Zona Azul na Rua Teodoro Sampaio é válida de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. A Companhia esclarece que o estacionamento rotativo pode ser temporariamente suspenso em caso de obras. Quando isso acontece, a sinalização é refeita de acordo com cronograma de serviços da CET, após a finalização das intervenções na via.” Secretaria Especial de Comunicação, [email protected]