18/09/2020 às 13h23min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h24min

Descomplica SP Butantã completa primeiro ano de atendimento à população

A unidade do programa Descomplica SP da região do Butantã completou seu primeiro ano de atendimento. Localizado dentro da praça de atendimento da Subprefeitura, o serviço, inspirado no Poupatempo, já está em operação e acessível para o público desde de julho de 2019. Inaugurado durante a gestão de Paulo Vitor Sapienza, atual Subprefeito do Butantã, o espaço modernizado já conta com 103 servidores capacitados. O que representa um aumento de 70% em relação ao número de funcionários no primeiro mês de funcionamento. O resultado é um aumento na capacidade diária de atendimentos, que são feitos com agilidade e excelência cada vez maiores. “O Descomplica é um órgão da Prefeitura de São Paulo muito importante para a sociedade, porque ele atende o cidadão em tudo, sem fila, em tempo ágil e fazendo com que o cidadão sinta-se importante perante a sociedade e perante o próprio governo. É um dos equipamentos do governo municipal que mais representa os objetivos do governo, o respeito ao cidadão”, ressaltou Sapienza à época da inauguração. A comprovação do sucesso do projeto se dá com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Em apenas um ano de funcionamento, o Descomplica Butantã já realizou mais de 135 mil atendimentos. A satisfação da comunidade também é expressiva, uma vez que a unidade recebeu 99,51% de aprovação do público. O sistema inovador garante economia de tempo, sinergia entre diferentes órgãos e eficiência na solução de problemas. O Descomplica Butantã dispõe de cerca de 300 serviços, de 11 órgãos e secretarias, como a recolocação no mercado de trabalho, o pedido de Seguro Desemprego, a solicitação de Bilhete Único para Idoso e Pessoa com Deficiência, além da emissão da Carteira de Trabalho, entre tantos outros. Além da praça de atendimento, do CAT e da SPTrans, outros órgãos importantes também passaram a atender na unidade, como Secretaria da Fazenda, Direitos Humanos, Ouvidoria, serviço de Assistência Social e a Ade Sampa. O Banco do Brasil também é disponibilizado nas unidades como um correspondente, ou seja, fornecendo alguns serviços como pagamento de contas, depósitos, saques, crediários, entre outros. Diego Novais, diretor do Descomplica Butantã, explica que a principal inovação desta unidade é o modelo de atendimento lado a lado. O sistema oferece maior transparência ao cidadão, além de humanizar o serviço. Os munícipes acompanham o processo de perto, o que também possibilita um aprendizado acerca do funcionamento dos sistemas das secretarias e órgãos públicos. “Nossos funcionários são instruídos a extrapolar as demandas solicitadas, buscando identificar todas as reais necessidades das pessoas. Eu vejo o Descomplica como um lugar de prática da cidadania, os moradores conhecem seus direitos e deveres a partir da experiência completa de atendimento”, complementa Diego. O Descomplica SP é o principal modelo de atendimento presencial da Política de Atendimento ao Cidadão, instituída pelo Decreto nº 58426/18, do prefeito Bruno Covas. O decreto estabelece critérios para um atendimento de excelência em todo o serviço público municipal. No Butantã, as atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, 201. Alguns serviços também podem ser solicitados sem precisar sair de casa, pelo Portal SP156 ou por meio da central telefônica 156.  


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