21/08/2020 às 19h10min - Atualizada em 05/05/2021 às 09h25min

Começa requalificação da ciclovia da avenida Faria Lima

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, deu início às obras de requalificação da ciclovia Faria Lima. A requalificação inclui recuperação do piso e nova sinalização. A estrutura cicloviária existente na Faria Lima conta com 17,9 km de extensão, considerando o eixo principal e as conexões. A avenida é a que mais recebe ciclistas na cidade Conhecida por ser um dos centros financeiros da cidade, a avenida Faria Lima também pode receber o título de Avenida das Bicicletas. Após a construção da ciclovia no local, o número de frequentadores aumenta todo ano. Em média, 6,5 mil ciclistas passam diariamente pela ciclovia Faria Lima. Ao longo de 2019, foram registradas mais de duas milhões de passagens pelo contador instalado próximo à rua dos Pinheiros. As conexões ao eixo principal da Faria Lima também já têm obras iniciadas. Na avenida Rebouças, a ciclofaixa existente entre a Faria Lima e a Marginal será requalificada. O mesmo será feito nas estruturas localizadas na avenida Arruda Botelho; rua Michel Milan; rua das Olimpíadas; rua Gomes de Carvalho; avenida Prof. Frederico Hermann Junior; avenida Henrique Chamma; e Praça Panamericana. As obras começaram na avenida Brigadeiro Faria Lima e seguirão em várias frentes de trabalho também nas avenidas Hélio Pellegrino; República do Líbano; Professor Manuel José Chaves; Dr. Gastão Vidigal; Av. Professor Fonseca Rodrigues; e Pedroso de Morais, chamados eixos principais, que passarão por melhorias, como nivelamento do pavimento das ciclovias e reparo em rachaduras no piso, sempre de acordo com a necessidade.   Plano Cicloviário A Prefeitura trabalha com prioridade na execução do Plano Cicloviário, que tem foco na ampliação da malha cicloviária e sua integração a outros modais de transporte coletivo como ônibus, trem e metrô, além da melhoria de grande parte da estrutura da rede existente. Até o fim deste ano, São Paulo terá a maior malha dedicada às bicicletas dentre todas as capitais brasileiras, com 676 km. Serão 173,5 km de novas conexões e 310 km de requalificações. Os investimentos são da ordem de R$ 325 milhões nesta etapa de ampliação e recuperação da infraestrutura cicloviária (a reforma inclui asfalto novo, nivelamento da sarjeta, mais tachões de segurança, sinalização horizontal e vertical). Já foram entregues conexões importantes nas avenidas Ricardo Jafet, Henrique Schaumann, Jacu-Pêssego e Engenheiro Caetano Álvares. Estão em andamento obras de implantação de estruturas cicloviárias na avenida Rebouças, Waldemar Tietz, Jornalista Roberto Marinho, Domingos de Morais e Vila Jaguara. A execução do Plano Cicloviário deverá avançar nos próximos anos. Isso porque a Prefeitura tem considerado os investimentos necessários para a continuidade da expansão da malha em seu planejamento orçamentário.   Incentivo Um estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) mostra “que moradores de áreas próximas às ciclovias têm a chance aumentada de usar a bicicleta como meio de transporte em 154%. Para aqueles que moram perto de estações de trem ou metrô, o aumento ficou em 107%, independentemente de fatores como sexo, idade, nível educacional ou bairro”. Segundo dados divulgados pela Agência Fapesp, apenas 5,1% da população adulta de São Paulo utiliza a bicicleta como meio de locomoção. Os resultados do estudo apontam que a construção de mais ciclovias faria aumentar esse número. Alex Florindo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e um dos autores do estudo, afirmou em entrevista à Fapesp que “é preciso garantir o espaço, principalmente em uma cidade como São Paulo, que tem um trânsito tão violento e capaz de inibir o uso da bicicleta”.


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