Inaugurada a oitava sala de apoio à amamentação para servidoras, agora no Butantã

Por
2 Min

A Prefeitura de São Paulo inaugurou no último dia 30, a 8ª unidade do ‘Programa Pontos de Afeto’, desta vez na Diretoria Regional de Educação do Butantã, localizada na Rua Padre Eugênio Lopes, 261, Vila Progredior. O objetivo do programa é oferecer um ambiente adequado e acolhedor para a coleta e armazenamento de leite materno, facilitando o retorno das servidoras ao trabalho após a licença-maternidade.
Inspirado em diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e alinhado à Agenda 2030 da ONU, os ‘Pontos de Afeto’ visam fortalecer o aleitamento materno, essencial para o desenvolvimento saudável das crianças nos primeiros anos de vida. Além de contribuir para a saúde infantil, a iniciativa atende às recomendações do ‘Plano Municipal pela Primeira Infância’ e a legislações municipais que garantem condições dignas às mães trabalhadoras.
Durante a cerimônia de inauguração, a secretária municipal de Gestão, Marcela Arruda, reforçou o compromisso da Prefeitura com políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar das mães. “Elas precisam de apoio para manter a amamentação, garantindo o pleno desenvolvimento de seus filhos”, afirmou.

A nova sala foi planejada para atender aos requisitos sanitários e de conforto definidos pelo Ministério da Saúde. O espaço conta com poltrona ergonômica, freezer exclusivo para armazenar o leite, lavatório, ventilação adequada, além de materiais de higiene e itens que asseguram privacidade e segurança às servidoras.
Os ‘Pontos de Afeto’ são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão, em parceria com o Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, ligado à Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE).
Além do Butantã, já existem unidades no Edifício do Jockey, Edifício Matarazzo, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Saúde, CODAE/Secretaria Municipal de Educação, Subprefeitura de São Mateus e Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão.
Com mais essa inauguração, a Prefeitura amplia a rede de apoio à amamentação, reafirmando o compromisso com a saúde materno-infantil e a valorização das servidoras municipais.


Notícias Relacionadas »