Após uma década de obras marcadas por paralisações e troca de concessionárias, a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo começa a dar sinais concretos de que a inauguração se aproxima. Operada pela concessionária Linha Uni, a linha deve receber seu primeiro trem em julho deste ano. A expectativa é de que a composição esteja em circulação nos trilhos ainda em 2025.
Segundo a Alstom, empresa responsável pela fabricação dos trens, o primeiro modelo já está pronto para testes no Pátio Morro Grande, na zona norte da capital. A chegada marca o início de uma nova fase para o empreendimento, que promete ligar a região da Brasilândia ao centro da cidade por meio de um percurso de 15,3 km.
Atualmente, mais de 50% das obras já foram concluídas em 13 das 15 estações do novo ramal. Entre as estações com maior avanço estão Perdizes (82,42%), Água Branca (81,67%) e Santa Marina (81,42%). Por outro lado, a Estação 14 Bis - Saracura, com apenas 15,33% de conclusão, representa um dos principais gargalos da obra.