Continua a novela da BR 116 em Taboão

Por
3 Min

A controvérsia é mais um capítulo na série de decisões polêmicas envolvendo a municipalização da rodovia Regis Bittencour, a BR-116. O processo, acelerado na gestão José Aprígio da Silva, foi concretizado o ano passado, sem que as obras estruturais previstas em planos anteriores, como viadutos e sistemas de drenagem, fossem realizadas. O Plano Diretor de 2006, por exemplo, previa a construção de dois viadutos em parceria com Embu das Artes, mas as soluções acabaram o ano passado sendo substituídas por 12 semáforos, em um processo eleiçoeiro (“A BR-116 é nossa...”), iniciado pela criticada governança anterior. A decisão prejudicou todo o trânsito da região que leva ao Rodoanel e municípios vizinhos, que condenaram a concessão e também está provocando acidentes com vítimas fatais, assaltos por motoqueiros, sem falar no engarrafamento do trecho que agora é diário.
A manutenção da via, antes sob responsabilidade da concessionária ‘Arteris Régis’, custava R$ 8.837.839,01 (valor de julho/2007, início da concessão), conforme tabela obtida pelo jornalista David da Silva, do blog bar&lanches Taboão, no documento da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) emitido em 8/2/2024. Hoje, o prefeito fala em R$ 16 milhões. Para muitos, a municipalização se tornou um “presente de grego”. Para o ex-vice-prefeito Laércio Lopes, até havia um projeto da gestão Evilásio Farias de doação da ‘Arteris’ de porcentagem dos pedágios da BR para a saúde de Taboão. Laércio foi o contato do município para melhorias da rodovia junto à ‘Arteris’ e se tornou profundo conhecedor do assunto. “Fizemos reunião este ano com o secretário de Governo Paulo Silas e passamos todas as nossas ideias e conclusões sobre os gastos da rodovia municipalizada, mas não obtivemos retorno.”
Federalização

O Ministério dos Transportes informou que aguarda os documentos, para proceder as avaliações necessárias para a federalização novamente do trecho da rodovia. A novela continua e a administração Daniel Bogalho lançou uma “consulta pública” para ouvir a população. Não se tem notícia de judicialização da Prefeitura, mostrando que não tem recursos para a continuidade da concessão, segundo afirmação do prefeito.
MP recomenda mudança de nome
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) recomendou à Prefeitura de Taboão a substituição do nome do trecho municipalizado da BR-116, atualmente denominado Avenida Aprígio Bezerra da Silva, por existir o mesmo nome em outra via no município.


Notícias Relacionadas »