por Sueli Pacheco
Acredito que gratidão seja a melhor palavra para expressar aos nossos amados avós o nosso sentimento de reconhecimento e agradecimento por todo carinho e amor que recebemos.
Eles são pessoas maduras que têm paciência para ouvir seus netos, sempre dando conselhos baseados na sua experiência de vida. Eles já viveram o suficiente para ter certeza que tudo passa, que devemos saber esperar e ultrapassar as dificuldades com sabedoria.
Os avós morrem, mas deixam muitas lembranças. Aprendemos muito com eles e, quando percebemos, estamos repetindo e ensinando tudo para os nossos filhos.
Seus olhares são cheios de ternura. Geralmente, pela lei da vida, acabamos perdendo nossos avós ainda pequenos ou na adolescência, e essa perda às vezes é a nossa primeira despedida e ela é tão sofrida, ainda não entendemos muito bem o porquê de perder as pessoas que amamos, mas perdemos e dói demais.
Nossos avós esperam pelo nosso nascimento, é uma festa e os netos têm que passar pela perda deles, o que é muito triste. Dia 26 de julho é o Dia dos Avós, e desejamos tudo de melhor a eles. Nesse ano vamos ter que enviar abraços virtuais, podemos fazer vídeo para matar a saudade. Logo, essa pandemia vai passar e poderemos voltar a abraçá-los, nesse momento a nossa demonstração maior de amor e ficar distante para protegê-los.
Aos avós que partiram fica a nossa saudade recheada de boas recordações e na torcida para que estejam junto ao Pai.
Gratidão sempre aos avós que são essas pessoas tão importantes.
Os nossos agradecimentos por tudo que são e significam na nossa vida.
Feliz Dia dos Avós!
Texto de Prof.ª Sueli Pacheco, graduada em Turismo, Geografia e Pedagogia